Vivência de profissionais de enfermagem no respeito aos direitos humanos nas relações de cuidado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.4052

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Equipe de Enfermagem, Direitos Humanos, Emergências.

Resumo

Objetivo: Compreender como as profissionais de enfermagem vivenciam o respeito aos direitos humanos nas relações de cuidado. Método: Estudo fenomenológico, realizado com 11 profissionais de enfermagem que atuavam em um serviço de emergência. A coleta de dados ocorreu, por meio de entrevista, com análise a partir da configuração triádica humanístico-existencial-personalista. Resultados: o respeito aos direitos humanos nas relações de cuidado, vivenciado por profissionais de enfermagem, em unidade de emergência, foi descrito no acolhimento ao usuário, respeito, diálogo, cuidado integral, esforços para a garantia dos direitos, limites do cuidado e preconceitos nas relações. Conclusão: Desvelou-se a prática social das profissionais de enfermagem que atuavam em unidade de urgência, a partir de um fazer cotidiano, com respeito aos direitos humanos na busca da integralidade do cuidado aos usuários do serviço, mesmo ante os limites institucionais e inadequações estruturais e organizacionais do serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tyciana Paolilo Borges, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, Intensivista, Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Federal da Bahia.

Karla Ferraz dos Anjos, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, Pós-Doutoranda em Enfermagem e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Federal da Bahia.

Mariana Oliveira Antunes Ferraz, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Federal da Bahia.

Joise Magarão Queiroz Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia.

Darci de Oliveira Santa Rosa, Universidade Federal da Bahia

Pós-Doutorado em Bioética pela Universidade dos Açores (Portugal). Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia.

Carlito Lopes Nascimento Sobrinho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Titular do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Borges, T. P., Anjos, K. F. dos, Ferraz, M. O. A., Silva, J. M. Q., Rosa, D. de O. S., & Sobrinho, C. L. N. (2020). Vivência de profissionais de enfermagem no respeito aos direitos humanos nas relações de cuidado. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.4052

Edição

Seção

Artigos Originais