Caracterização dos episódios de queda em uma unidade de cardiologia: estudo retrospectivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.4059

Palavras-chave:

Acidentes por Quedas, Fatores de Risco, Segurança do Paciente, Medidas de segurança, Cuidados de enfermagem, Cardiologia.

Resumo

Objetivo: Caracterizar os episódios de queda em pacientes internados em uma unidade cardiológica, quanto à ocorrência, fatores relacionados e risco. Método: Estudo descritivo, retrospectivo, por meio da análise de prontuários de pacientes internados em uma unidade de cardiologia que apresentaram episódio de queda entre janeiro de 2015 a dezembro 2016. O risco médio para quedas foi avaliado, conforme a Escala de Morse. Resultados: No período de estudo houve 32 episódios de quedas. A queda foi mais frequente em idosos (81,3%) e naqueles que faziam uso crônico de medicamentos, para controle e tratamento de comorbidades preexistentes. Dentre os fatores de risco, 34,4% apresentavam delirium, comprometimento neurológico e déficit de locomoção. O risco médio para quedas foi classificado como elevado (> 45), 25% das quedas resultaram em algum tipo de dano (leve ou moderado) e ocorreram em períodos matutinos. Conclusão: As contribuições fornecidas pelos registros de eventos adversos, deste estudo, facilitaram a identificação dos fatores de risco, demonstrando a necessidade de se propor intervenções de enfermagem preventivas, uma vez que assumir o evento e identificar suas causas são maneiras de praticar uma assistência de enfermagem segura ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Lima de Sousa, Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia

Graduação em Enfermagem pela Universidade de Brasília

Ana Carolina Lici Monteiro, Laboratório Abbott

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, especialista em enfermagem cardiovascular, modalidade residência, pelo IDPC - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo

Maria Letícia Banwart Ribeiro Ambiel, Hospital do Coração do Brasil - Brasília DF

Enfermeira, Especialista em enfermagem cardiovascular, Hospital do Coração do Brasil, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Elaine Barros Ferreira, Departamento de Enfermagem, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade de Brasília, DF, Brasil. Professora Adjunta, Departamento de Enfermagem, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Priscilla Roberta Silva Rocha, Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, DF, Brasil. Professora adjunta do curso de enfermagem - Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia, Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Sousa, A. L. de, Monteiro, A. C. L., Ambiel, M. L. B. R., Ferreira, E. B., & Rocha, P. R. S. (2020). Caracterização dos episódios de queda em uma unidade de cardiologia: estudo retrospectivo. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.4059

Edição

Seção

Artigos Originais