Internacionalização e adaptação de graduandas/egressas do curso de enfermagem em mobilidade acadêmica internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4178

Palavras-chave:

Internacionalidade, Bacharelado em Enfermagem, Educação em Enfermagem, Enfermagem, Intercâmbio Educacional Internacional.

Resumo

Objetivo: Compreender o processo de adaptação e as repercussões da internacionalização para graduandos e egressos do curso de Enfermagem que vivenciaram a mobilidade acadêmica internacional. Método: Estudo qualitativo, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, com oito ex-intercambistas do programa brasileiro Ciência sem Fronteiras, de cursos de enfermagem de Instituições de Educação Superior de diferentes localidades brasileiras. As entrevistas foram realizadas via videoconferência, as quais foram gravadas para posterior transcrição. Os dados foram analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Emergiram cinco discursos: adaptação na Austrália; apoio ao estudante; estilos de vida e comportamento; diversidade cultural e comparação do sistema de saúde e da enfermagem entre Brasil e Austrália. As diferentes culturas possibilitaram a reflexão sobre o contexto multi e interculturais vivenciados, reforçando seus potenciais para a formação profissional e humana. Conclusão: A experiência com o intercâmbio representou um marco transformador, com impactos na vida pessoal e na formação profissional.

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Biografia do Autor

Ariane Sabina Stieven, Hospital Evangélico de Londrina

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Enfermeira da Educação Continuada do Hospital Evangélico de Londrina

Eleine Maestri, Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora e Mestre em Enfermagem, área de concentração: Filosofia, Sociedade e Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Chapecó.

Jane Kelly Oliveira Friestino, Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Enfermagem com ênfase em Saúde Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora e Mestre em Saúde Coletiva, área Epidemiologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Chapecó, e Pesquisadora colaboradora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP

Graciela Soares Fonsêca, Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó

Cirurgiã-Dentista pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutora e Mestre em Ciências Odontológicas, área de concentração em Odontologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Chapecó.

Claudio Claudino Silva Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área de concentração: Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), área de Concentração: Gênero, Cuidado e Administração em Saúde. Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Chapecó

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Stieven, A. S., Maestri, E., Oliveira Friestino, J. K., Fonsêca, G. S., & Silva Filho, C. C. (2021). Internacionalização e adaptação de graduandas/egressas do curso de enfermagem em mobilidade acadêmica internacional. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4178

Edição

Seção

Artigos Originais