Morte na UTI pediátrica: Experiência de médicos e enfermeiras

Autores

  • Kátia Poles UFSJ
  • Michelle Freire Baliza
  • Regina Szylit Bousso

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.424

Palavras-chave:

Atitude frente à morte, Unidades de terapia intensiva pediátrica, Cuidados para prolongar a vida

Resumo

Trata-se de estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa com objetivo de identificar as condições necessárias para que a morte digna ocorra na UTI pediátrica. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com nove enfermeiras e sete médicos que atuavam em duas unidades de terapia intensiva pediátrica da cidade de São Paulo. Através da análise dos dados, foi possível identificar três categorias que compõem a experiência: EXERCÍCIO DE UMA PRÁTICA DE EXCELÊNCIA, IDENTIFICAÇÃO DA CRIANÇA FORA DE POSSIBILIDADE DE CURA e CONCORDÂNCIA DE UMA PRÁTICA PRUDENTE. Os dados apontam para a necessidade de se refletir sobre as questões que envolvem o final de vida de crianças no contexto da UTI pediátrica, especialmente no que diz respeito à transição do foco curativo para o paliativo, uma vez que isso é necessário para que se possa proporcionar uma morte mais digna e com menos sofrimento para a criança e sua família. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Poles, UFSJ

Professora Adjunta I do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ - Campus Centro Oeste - Dona Lindu. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1999), Especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2001), Especialização em Terapia de Família pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2009), Mestrado em Enfermagem Pediátrica (2003) pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP e Doutorado em Enfermagem (2008) pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP. Dedica-se à produção de conhecimentos e inovação na área de Tanatologia e Enfermagem Pediátrica. Pesquisadora do NIPPEL - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Perdas e Luto da Escola de Enfermagem da USP.

Michelle Freire Baliza

Enfermeira. Doutoranda pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

Poles, K., Baliza, M. F., & Bousso, R. S. (2014). Morte na UTI pediátrica: Experiência de médicos e enfermeiras. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.424

Edição

Seção

Artigos Originais