Rede social de apoio à mulher no aleitamento materno: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4348

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Rede social, Apoio social, Período pós-parto, Saúde materna.

Resumo

Objetivo: identificar na literatura como são estruturadas as redes sociais de apoio à mulher no aleitamento materno. Método: revisão integrativa nas bases de dados PubMed, BVS, LILACS e Scielo, utilizando os descritores “Aleitamento Materno”, “Rede Social” e “Guia de Prática Clínica”. Foram incluídos artigos em inglês, português e espanhol, publicados entre 2015 e 2020. Excluíram-se artigos de reflexão, editorial e relatos de experiência. Resultados: foram analisados nove estudos, onde emergiram três categorias temáticas: Estrutura da rede social, primária e secundária; Tipos de apoio, com destaque para o emocional e presencial e Importância da rede social para estabelecimento do aleitamento materno, corresponsabilizando a família e profissionais de saúde. Conclusão: os estudos desvendaram que a estrutura da rede social da mulher que amamenta é pequena, porém com vínculos fortes, constituída principalmente pelo núcleo familiar, enquanto a rede secundária, constituída pelos profissionais de saúde, mostrou-se frágil e com vínculos interrompidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Vienscoski Skupien, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Mestre em Tecnologia em Saúde pela PUC/PR. Doutoranda em Enfermagem pela UFPR.

Silvana Regina Rossi Kissula Souza, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora da Universidade Federal do Paraná, na área de Materno-Infantil. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. É professora e Vice Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPR e professora do Programa de Pós graduação em Prática Profissional em Saúde da UFPR.

MARILENE LOEWEN WALL, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação e licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Enfermagem Obstétrica, Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tanto na Graduação quanto na Pós Graduação ( mestrado e doutorado) e no Mestrado Profissional em Enfermagem.

Tatiane Herreira Trigueiro, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná,Doutora em Ciências da Saúde (Enfermagem) pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário Internacional Uninter.

Naiane Ribeiro Prandini, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFPR. Doutoranda em Enfermagem pela UFPR.

CHARLYANNE BEZERRA FERREIRA, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Metranda em Enfermagem pela UFPR.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Skupien, S. V., Souza, S. R. R. K., WALL, M. L., Trigueiro, T. H., Prandini, N. R., & FERREIRA, C. B. (2022). Rede social de apoio à mulher no aleitamento materno: revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4348

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura