Efeitos de um grupo educativo nas práticas parentais promotoras do desenvolvimento infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4612

Palavras-chave:

Poder familiar, Desenvolvimento Infantil, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem Pediátrica

Resumo

Objetivo: avaliar os efeitos de um grupo educativo nas práticas parentais promotoras do desenvolvimento infantil adotadas por familiares de lactentes. Métodos: ensaio clínico randomizado de abordagem quantitativa conduzido em serviço de atenção básica com familiares de lactentes. O grupo controle recebeu acompanhamento de saúde usual, e o grupo experimental foi convidado para interagir com o grupo educativo. As práticas parentais foram avaliadas utilizando o instrumento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para avaliação do cuidado promotor do desenvolvimento infantil. Resultados: participaram do estudo 21 familiares de lactentes. Após a intervenção, houve um aumento de práticas parentais no grupo experimental, como brincar com objetos domésticos (46,1% versus 12,5% no grupo controle), brincar com brinquedos feitos em casa (38,5% versus 12,5% no grupo controle) e contar histórias com livros infantis (38,4% versus 12,5% no grupo controle). Conclusão: os grupos educativos apoiaram práticas parentais de promoção do desenvolvimento de lactentes.

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Biografia do Autor

Priscila Costa, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

ENFERMEIRA. DOUTORA EM ENFERMAGEM. PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA DA ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Thatianne Ferreira Gomes Cintra, Universidade Federal de São Paulo

ENFERMEIRA. PÓS GRADUANDA EM ENFERMAGEM. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.

Samara Macedo Cordeiro, Universidade Estadual de Campinas

DOUTORA EM ENFERMAGEM. PROFESSORA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO.

Paula Rosenberg de Andrade, Universidade Federal de São Paulo

DOUTORA EM ENFERMAGEM. CENTRO ASSISTENCIAL CRUZ DE MALTA-SÃO PAULO.

Maria de La Ó Ramallo Veríssimo, Universidade de São Paulo

ENFERMEIRA. DOUTORA EM ENFERMAGEM. PROFESSORA ASSOCIADA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Costa, P., Cintra, T. F. G., Cordeiro, S. M., de Andrade, P. R., & Veríssimo, M. de L. Ó R. (2023). Efeitos de um grupo educativo nas práticas parentais promotoras do desenvolvimento infantil. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4612

Edição

Seção

Artigos Originais