A educação permanente em saúde na perspectiva do enfermeiro na estratégia de saúde da família

Autores

  • Danuza Maria Silva Viana Universidade Federal de São João Del Rei
  • Caroline Amaral Nogueira Universidade Federal de São João Del Rei
  • Renata de Souza Araújo Universidade Federal de São João Del Rei
  • Rafaela de Matos Vieira Universidade Federal de São João Del Rei
  • Heloiza Maria de Siqueira Rennó Universidade Federal de São João Del Rei
  • Valéria Conceição de Oliveira Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.470

Palavras-chave:

Educação permanente, Carga de trabalho, Educação em saúde.

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a Educação Permanente em Saúde na perspectiva dos enfermeiros na Estratégia de Saúde da Família em um município de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista com roteiro semiestruturado, analisados e organizados em duas categorias: “Entraves para realização da Educação Permanente” e “Modos de conceber e intervir na Educação Permanente”. Os resultados revelam a percepção dos profissionais sobre a importância da realização da Educação permanente para a assistência de qualidade, e que a mesma acontece parcialmente, mesmo diante dos entraves apontados para sua realização. Esses achados apontam a relevância da necessidade de consolidação da Política de Educação Permanente em Saúde para o processo de trabalho do enfermeiro e contribui para torná-la uma realidade. Descritores: Educação permanente; Carga de trabalho; Educação em saúde.

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Biografia do Autor

Danuza Maria Silva Viana, Universidade Federal de São João Del Rei

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). 

Caroline Amaral Nogueira, Universidade Federal de São João Del Rei

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). 

Renata de Souza Araújo, Universidade Federal de São João Del Rei

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Rafaela de Matos Vieira, Universidade Federal de São João Del Rei

Acadêmica do  curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Heloiza Maria de Siqueira Rennó, Universidade Federal de São João Del Rei

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas em Minas Gerais. Possui gradução em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Manaus/Fundação Serviços de Saúde Pública e mestrado pela em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professoara Assistente da Universidade Federal de São João Del Rei.

Valéria Conceição de Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado pelo Programa de Saúde Pública da Escola de Enfermagem da USP/ Ribeirão Preto com doutorado sanduiche na Universidade Autônoma  de Madri/Espanha. Professora Adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei 

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Publicado

2015-10-08

Como Citar

Silva Viana, D. M., Nogueira, C. A., Araújo, R. de S., Vieira, R. de M., de Siqueira Rennó, H. M., & de Oliveira, V. C. (2015). A educação permanente em saúde na perspectiva do enfermeiro na estratégia de saúde da família. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.470

Edição

Seção

Artigos Originais