Cicatrização de feridas agudas tratadas com produto em pó à base de própolis verde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4796

Palavras-chave:

Própole, Ferimentos e lesões, Cicatrização, Farmacognosia

Resumo

Objetivo: avaliar o potencial cicatrizante de um produto em pó à base de própolis verde em lesão aguda induzida em ratos. Método: trata-se de um estudo experimental realizado com 27 ratos da linhagem wistar divididos aleatoriamente em três grupos. As lesões foram induzidas cirurgicamente e tratadas a cada 48 horas com os produtos em teste (pó à base de própolis verde, Brava Ostomy Powder® e soro fisiológico). As lesões foram analisadas macroscópica e microscopicamente no 7º, 9º e 11º dia de pós-operatório. Resultados: a maioria das lesões tratadas com pó à base de própolis verde cicatrizou em 11 dias. O produto formulado para este estudo e o comercial mostraram resultados satisfatórios na retração das feridas, atividade anti-inflamatória, angiogênese, proliferação de fibroblastos e síntese de colágeno. Conclusão: o tratamento com o produto formulado à base de própolis verde mostrou grande potencial de cicatrização das lesões cutâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Faraj Faria, Universidade de Brasília.

Enfermeira Estomaterapeuta. Mestre em Enfermagem pela Universidade de Brasília. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília.

Roberta Faraj Faria, Universidade de Brasília.

Aluna de graduação do Departamento de Química da Universidade de Brasília.

Ivone Kamada, Universidade de Brasília.

Doutora em enfermagem, professora associada do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília.

Lívia Cristina Lira de Sá Barreto, Universidade de Brasília.

Doutora em Ciências Farmacêuticas, professora adjunta do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Faria, T. F., Faria, R. F., Kamada, I., & Barreto, L. C. L. de S. (2023). Cicatrização de feridas agudas tratadas com produto em pó à base de própolis verde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4796

Edição

Seção

Artigos Originais