Estratégias de prevenção e promoção em saúde mental para enfermagem diante da pandemia da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4805

Palavras-chave:

Profissionais de Enfermagem, Enfermagem, Saúde Mental, COVID-19.

Resumo

Objetivo: Identificar a produção científica sobre estratégias de prevenção e promoção em saúde mental para profissionais de enfermagem diante da pandemia da covid-19. Método: Revisão integrativa da literatura. Realizaram-se consultas em maio de 2022 em sete recursos informacionais. Resultados: Identificaram-se 467 referências, dentre as quais, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 48 incluíram-se na síntese qualitativa, averiguando-se, assim, distintas estratégias, como: apoio psicossocial e psicológico; suport institucional; autocuidado e autoajuste; comunicação e apoio da equipe de trabalho, família e amigos. Em conjunto, essas estratégias melhoram o estresse, diminuem a ansiedade e protegem a saúde mental dos envolvidos. Conclusão: Acolhimento, escuta ativa, reconhecimento social, oferta de serviços de saúde mental, melhorias na organização do trabalho e estímulo à adoção de hábitos de vida saudáveis são ações que podem ser adotadas por gestores no ambiente laboral com os profissionais de enfermagem diante da pandemia da covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Garcia Bezerra Góes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Andressa Neto Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Bianca da Silva Ornellas Corrêa, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Rio das Ostras - UFF.

Nátale Gabriele Ferreira Nunes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Rio das Ostras - UFF.

Andressa Silva Torres dos Santos, Universidade de São Paulo - USP

Enfermeira. Doutoranda em Ciências pelo Programa de Enfermagem Fundamental da Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP.

Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila, Universidade Federal Fluminense - UFF

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Góes, F. G. B., Souza, A. N., Corrêa, B. da S. O., Nunes, N. G. F., Santos, A. S. T. dos, & Ávila, F. M. V. P. (2023). Estratégias de prevenção e promoção em saúde mental para enfermagem diante da pandemia da covid-19. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4805

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura