Perfil de mulheres atendidas em hospital de alta complexidade devido a agressão por queimadura pelo parceiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4990

Palavras-chave:

Agressão, Violência Contra a Mulher, Violência por Parceiro Íntimo, Queimaduras

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil dos atendimentos a mulheres que foram agredidas pelo parceiro íntimo e sofreram queimaduras em hospital de referência em trauma, urgência e emergência do Estado de Minas Gerais. Método: estudo transversal, que analisou prontuários de 19 mulheres vítimas de agressão por queimadura realizadas pelo parceiro íntimo em um hospital de referência em trauma, urgência e emergência no período de 2016 a 2019. Resultados: A maioria das vítimas era parda, casada, com filhos, trabalhava informalmente e foi agredida na residência. O atendimento incluiu prioridade muito urgente/laranja, queimaduras graves de 2º grau, internação, procedimentos cirúrgicos, complicações e acompanhamento ambulatorial pós-alta. Conclusão: Os resultados indicam atendimentos de alta complexidade, o que implica necessidade de os serviços de saúde estabelecerem mecanismos de rastreamento e investigação da violência contra a mulher, bem como preparo da equipe, prevenindo agravamentos e oferecendo suporte adequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cínthia Neves Fonseca , Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Controle de Infecções, Terapia Intensiva e Enfermagem do Trabalho .

Fernanda Coura Pena de Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Urgência, Emergência e Trauma pela Residência Multiprofissional na FHEMIG, Hospital João XXIII.

Paola Miranda de Sá, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais

Enfermeira pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Urgência, Emergência e Trauma pela Residência Multiprofissional da FHEMIG, no Hospital João XXIII.

Daniela Aparecida Morais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Belo Horizonte

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Enfermeira da Unidade de Saúde Avançada e coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Samu-BH.

Kleyde Ventura de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento Materno-Infantil e de Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Allana dos Reis Côrrea, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Neves Fonseca , C., Coura Pena de Sousa, F., Miranda de Sá, P., Aparecida Morais, D., Ventura de Souza, K., & dos Reis Côrrea, A. (2023). Perfil de mulheres atendidas em hospital de alta complexidade devido a agressão por queimadura pelo parceiro. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4990

Edição

Seção

Artigos Originais