Adesão às recomendações de boas práticas em insulinoterapia: relação com o controle glicêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4993

Palavras-chave:

Cooperação e Adesão ao Tratamento, Boas práticas de manipulação, Insulina, Controle glicêmico

Resumo

Objetivo: Analisar a relação entre os níveis de adesão às recomendações de boas práticas em insulinoterapia e as métricas de controle glicêmico em pacientes com diabetes mellitus. Métodos: Estudo descritivo, transversal e quantitativo, realizado com 102 pacientes com diabetes mellitus. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e, em caráter complementar, com dados obtidos dos prontuários. Aplicaram-se quatro instrumentos de coleta: I) formulário de caracterização sociodemográfica e clínica, II)  recordatório de orientações sobre insulinoterapia, III)  folha de registro da automonitorização da glicemia capilar e IV) formulário de registro das métricas de avaliação do controle glicêmico. Resultados: Houve associação estatística significativa entre nível de não adesão (100%) às recomendações em insulinoterapia e tempo no alvo estimado ≤ 70%, assim como entre 80% de não adesão e desvio padrão ≥ 50 mg/dl. Conclusão: Esses achados validam que a não adesão às recomendações de boas práticas de insulinoterapia contribui para o descontrole glicêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magdiel Akbor Alves da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Formação universitária (graduação): Enfermeiro pela Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Enfermeiro especialista em diabetes pelo programa de residência multiprofissional em atenção hospitalar à saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do ceará (UFC). 

Tatiana Rebouças Moreira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Formação universitária (graduação): Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Maior titulação (mestrado ou doutorado): Mestrado em cuidados clínicos em enfermagem e saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Francisca Diana da Silva Negreiros, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Formação universitária (graduação): Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Maior titulação (mestrado ou doutorado): Doutorado em cuidados clínicos em enfermagem e saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Samila Torquato Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Formação universitária (graduação): Enfermeira pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Maior titulação (mestrado ou doutorado): Mestrado em saúde pública pela Universidade Federal do Ceará.

 

Isaac Mendes Donato, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Formação universitária (graduação): Enfermeiro pela Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Magdiel Akbor Alves da Silva, Moreira, T. R., Negreiros, F. D. da S., Araújo, S. T., & Donato, I. M. (2023). Adesão às recomendações de boas práticas em insulinoterapia: relação com o controle glicêmico. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4993

Edição

Seção

Artigos Originais