Representações sociais de homens sobre saúde e doença: contribuições para o cuidado

Autores

  • Ana Paula Azevedo Hemmi UFVJM
  • Jéssica Aparecida da Conceição UFVJM
  • Dominick Danielle Mendonça Santos UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.642

Palavras-chave:

Saúde do homem, Percepção social, Acesso aos serviços de saúde

Resumo

O presente estudo teve como objetivo apreender as representações sociais de homens sobre saúde e doença, além de identificar em que momentos procuram por serviços de saúde. O estudo teve como abordagem a pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Foram realizadas entrevistas com homens que participam do “Terço dos Homens” em Igrejas do município de Diamantina, Minas Gerais. Os resultados apontam que as representações sociais sobre saúde e doença se relacionam a algo negativo, sendo necessário a prevenção e o autocuidado. Os momentos relatados para a procura por serviços de saúde normalmente decorrem da identificação de uma doença, principalmente quando esta os impedem de trabalhar. Percebe-se que as representações apreendidas podem ser importantes para uma aproximação entre profissionais de saúde e o público masculino, visando a realização de ações em saúde condizentes com suas representações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Azevedo Hemmi, UFVJM

Docente do Departamento de Enfermagem da UFVJM. Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, FIOCRUZ.

Jéssica Aparecida da Conceição, UFVJM

Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFVJM. Bolsista de Iniciação Científica.

Dominick Danielle Mendonça Santos, UFVJM

Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFVJM.

Downloads

Publicado

2015-07-15

Como Citar

Hemmi, A. P. A., da Conceição, J. A., & Santos, D. D. M. (2015). Representações sociais de homens sobre saúde e doença: contribuições para o cuidado. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.642

Edição

Seção

Artigos Originais