A enfermagem atuando como facilitadora do apego materno-filial

Autores

  • Angélica Aparecida Amarante Terra Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
  • Iêda Vargas Dias Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Valesca Nunes dos Reis Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.72

Palavras-chave:

Relações mãe-filho, recém-nascido, apego.

Resumo

O estudo teve como objetivo discutir as ações da equipe de enfermagem que contribuem para a formação do apego entre pais e recém-nascido pré-termo e/ou de baixo peso internados em unidade de tratamento intensivo neonatal. De natureza qualitativa, foi realizado e em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital filantrópico da cidade de Juiz de Fora. Os resultados apresentam a discussão das ações da equipe de enfermagem que contribuem para facilitar a formação do laço afetivo entre pais e recém-nascidos. Constatou-se que os profissionais de enfermagem procuram atuar de forma a promover a formação e o fortalecimento do vínculo materno-filial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Aparecida Amarante Terra, Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Mestranda bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) Brasil.

Iêda Vargas Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora

Profª Drª da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora –FACENF - UFJF - Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva- FACENF – UFJF

Valesca Nunes dos Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Mestre em saúde coletiva. Enfermeira do Hospital Universitário da Faculade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.

Downloads

Publicado

2012-03-09

Como Citar

Terra, A. A. A., Dias, I. V., & dos Reis, V. N. (2012). A enfermagem atuando como facilitadora do apego materno-filial. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.72

Edição

Seção

Artigos Originais