Conhecimento dos adolescentes de uma escola da rede pública sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis

Autores

  • Mônica Oliveira Rodrigues Universidade Paulista
  • Priscilla Sete de Carvalho Onofre Universidade Paulista
  • Patrícia Peres Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Júlia Lamese Amaral Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.754

Palavras-chave:

Adolescente, Doenças sexualmente transmissíveis, Educação sexual.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar o conhecimento dos adolescentes de uma escola de ensino da rede pública de São Paulo-SP sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, abordagem quantitativa, realizado com estudantes de idade entre 15 e 17 anos. Participaram do estudo 91 adolescentes. A coleta de dados foi realizada no período de agosto a setembro de 2012 por meio de um questionário, onde as variáveis foram analisadas calculando-se as frequências absolutas e relativas. Os resultados apontaram predominância do sexo feminino e estado civil solteiro, a idade média foi de 16,6 anos. A maior parte dos entrevistados já obteve informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis na escola, principalmente por meio do professor, e acham necessário que este assunto seja abordado no local. Apesar disso, os estudantes apresentaram conhecimento inadequado sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis, os modos de prevenção e suas principais características. Ao verificar o conhecimento dos entrevistados, concluiu-se que as informações adquiridas pelos alunos foram insuficientes para compreensão e consciência a respeito dos riscos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Oliveira Rodrigues, Universidade Paulista

Enfermeira. Universidade Paulista. São Paulo-SP.

Priscilla Sete de Carvalho Onofre, Universidade Paulista

Enfermeira. Professora Adjunta da Universidade Paulista

Patrícia Peres Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Atualmente Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, Campus Centro Oeste Dona Lindu. Divinópolis/MG. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995). Doutora em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Professora colaboradora da Pós-graduação em Oncologia - Multidisciplinar da Faculdade de Enfermagem Albert Einstein, São Paulo/SP. Coordenadora da Graduação em Enfermagem da Universidade Paulista - Campus Chácara Santo Antônio (de 2007 a 2010) - Campus Alphaville (de 2010 a 2012). Tem experiência na área de enfermagem. Atua principalmente nos seguintes temas: classificações em Enfermagem (NANDA/NIC/NOC), semiologia e semiotécnica, saúde do adulto, hematologia, oncologia, gestão, saúde do idoso, educação. Parecerista da Revista Estudos Interdisciplinares sobre Envelhecimento (UFRGS). Membro do Corpo Editorial do Journal of the Health Sciences Institute. Membro da Equipe Editorial da Revista de Enfermagem da UFPE On Line (REUOL). Membro da NANDA-I (North American Nursing Diagnosis Association).

Júlia Lamese Amaral, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de São João del-Rei 

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Rodrigues, M. O., Onofre, P. S. de C., Oliveira, P. P., & Amaral, J. L. (2015). Conhecimento dos adolescentes de uma escola da rede pública sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.754

Edição

Seção

Artigos Originais