Quais mudanças poderão ocorrer na assistência cirúrgica após implantação dos núcleos de segurança do paciente?

Autores

  • Melina Paula Silva Araújo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriana Cristina de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.807

Palavras-chave:

Cirurgia segura

Resumo

Nesse ensaio teórico foram analisadas as potenciais mudanças advindas com a publicação da Resolução Diretora Colegiada n°36/2013, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na segurança cirúrgica. A exigência da criação de Núcleos de Segurança do Paciente e da implantação do Protocolo de Cirurgia Segura, em todas as instituições de saúde, consiste na principal medida que poderá impactar na melhoria da qualidade da assistência ao paciente cirúrgico. Este protocolo está fundamentado essencialmente no cumprimento de boas práticas que envolvem o pré, intra e pós-operatório sendo muitas delas reconhecidas com fortes evidências cientificas há mais de quatro décadas. Assim, ressalta-se que juntamente com a criação de regulamentações e diretrizes, deve ocorrer o reconhecimento das mesmas na prática, pois, legislações isoladamente não garantem o sucesso do processo, devendo as mesmas estarem sobrepostas a busca de melhorias da qualidade assistencial sustentadas no clima de segurança. Palavras-chave: Segurança do Paciente; Qualidade da Assistência à Saúde, Lista de Verificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melina Paula Silva Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Especialista em Controle e prevenção de infecções, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil. E-mail: mpaulasilvaaraujo@gmail.com.

Adriana Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira, Professora, Pós Doutora, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Mins Gerais, Belo Horizonte, Brasil. E-mail: adrianacooliveira@gmail.com.

Downloads

Publicado

2015-07-15

Como Citar

Araújo, M. P. S., & Oliveira, A. C. de. (2015). Quais mudanças poderão ocorrer na assistência cirúrgica após implantação dos núcleos de segurança do paciente?. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.807

Edição

Seção

Reflexão Teórica