Mortalidade por doença falciforme em estado do nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.859Palavras-chave:
Mortalidade, Anemia Falciforme, Perfil EpidemiológicoResumo
Estudo epidemiológico com o objetivo de descrever o perfil epidemiológico dos óbitos por transtorno falciforme na Bahia (2011). Trata-se de um descritivo e transversal baseado em dados de óbitos por transtornos falciformes, obtidos através do Sistema de Informações sobre Mortalidade, com o acesso ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Dentre os casos de óbitos, 52,7% foram em mulheres, prevalecendo à raça/cor parda (55,4%). A maioria dos indivíduos tinha entre 20 a 29 anos (21,6%). 86,5% dos óbitos ocorreram no hospital. Quando analisada a variável município, Salvador (18,9%) apresentou maior número de óbitos. Foi encontrada subregistro para algumas variáveis. Ressalta-se a importância do desenvolvimento de mais estudos sobre mortalidade por DF, para que seja possível traçar o perfil do portador do gene e possibilitar aos profissionais de saúde mais dados para que possam traçar estratégias para uma assistência mais efetiva a estes indivíduos. Descritores: Mortalidade; Anemia Falciforme; Perfil Epidemiológico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Jéssica Teixeira Ramos, Fernanda Soares de Amorim, Fabiana Késia Ferreira Pedroso, Amanda Chrislane Carneiro Nunes, Marcela Andrade Rios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Termo de responsabilidade e acordo de transferência do copyright deverá ser redigido conforme o modelo disponibilizado pela revista logo abaixo, devendo ser anexado ao sistema de submissão. Aquisição de financiamento, coleta de dados, ou supervisão geral de grupos de pesquisa, somente, não justificam autoria. Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade. Também deverá ser anexada a carta de encaminhamento, conforme modelo abaixo.
TERMO DE COMPROMISSO E
ACORDO DE TRANSFERÊNCIA DO COPYRIGHT
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Cada autor deve ler e assinar este termo de compromisso e transferência de copyright do original.
1. Termo de compromisso:
Declaro que eu participei na elaboração do manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S) e que tenho plenos poderes em atender este termo.
Declaro que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob minha autoria está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico.
Declaro ainda, que não violei nem infringi nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Comprometo-me, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
Declaro estar ciente de que a RECOM aceita manuscritos com a participação de até 6 autores. Declaro que tive participação suficiente no trabalho para assumir a responsabilidade por: 1- parte do conteúdo, 2-pelo conteúdo total.
Assinatura do(s) autor(es), local e data:
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
2. Transferência de Copyright: Declaro que, caso este manuscrito seja aceito, concordo que seu copyright estará transferido à posse exclusiva de Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM). Permito a reprodução parcial deste artigo, para uso pessoal, mas a referência bibliográfica original deverá ser citada.
Assinatura do(s) autor(es), local e data:
CARTA DE ENCAMINHAMENTO
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Data:
Submetemos o manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S), para a apreciação pela Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM).
Informamos que nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso no mesmo e que se trata de um trabalho original, que não foi encaminhado para outro periódico impresso ou eletrônico no todo ou em parte.
Sendo necessário, nos disponibilizamos para fazer as alterações que forem recomendadas, por termos ciência das normas de publicação na RECOM.
Listar e solicitar a assinatura do(s) autor(es).