A interseccionalidade na produção científica brasileira

Autores

  • Roseane Amorim da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jaileila de Araújo Menezes

Palavras-chave:

interseccionalidade, produção científica

Resumo

O estudo investigou o uso da interseccionalidade na produção científica, de modo geral, e na psicologia, de modo específico, no que se refere às dissertações, teses e artigos produzidos em diferentes Instituições do Brasil. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2018. A busca das dissertações e teses foi realizada através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e dos artigos na base de dados do SciELO - Scientific  Electronic  Library. Na BDTD localizamos 224 produções, 146 dissertações e 78 teses, no Scielo, 65. Vimos que as produções usaram a interseccionalidade de diferentes formas, como estratégia analítica, como uma forma de práxis social, com ênfase para as conexões entre conhecimento e justiça social. As pesquisas que abordaram a  interseccionalidade têm temas diversos, e os métodos de pesquisa são múltiplos. Com esse estudo buscamos ressaltar a potencialidade da interseccionalidade no intuito de visibilizar situações de opressão e desigualdades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.- Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST. Doutora em Psicologia pelo programa de pós- graduação em psicologia da UFPE.

Jaileila de Araújo Menezes

Psicóloga. Doutora em Psicologia. Professora do Programa de Pós-graduaçao em Pscologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Silva, R. A. da, & Menezes, J. de A. (2020). A interseccionalidade na produção científica brasileira. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(4), 1–16. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3252

Edição

Seção

Artigos