Formação Profissional, Experiência e Dialogicidade no contexto universitário: relato de uma experiência extensionista em educação feminista

Autores

  • Luciana da Silva Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Paula Land Curi Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Qualificação, Educação Feminista, Violência de Gênero, Extensão Universitária.

Resumo

Este artigo apresenta e discute uma possibilidade de intervenção da universidade pública na sociedade através de uma experiência educativa feminista, voltada para a construção coletiva de conhecimentos sobre gênero, violências e cuidados: a “Formação de multiplicadores para o acolhimento de mulheres em situação de violência gênero”. A metodologia utilizada nesta ação extensionista de capacitação e qualificação de discentes e profissionais, que trabalhavam com violência de gênero, foram as Oficinas em Dinâmica de Grupo, uma prática de intervenção psicossocial que pode ser desenvolvida em diferentes contextos, sejam eles pedagógico, clínico, comunitário ou de política social. As discussões sobre a experiência de formação são articuladas com contribuições da proposta educacional de Paulo Freire e das pedagogias feministas, indicando a possibilidade de realização de uma educação baseada na comunicação e no diálogo, que busca a construção coletiva do conhecimento e o despertar do senso crítico do/a educando/a por meio de suas próprias experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana da Silva Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Atualmente é doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2008), Especialização em Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama pela Fundação Gregório Baremblitt de Minas Gerais (FGB, 2011) e Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, 2013). Tem experiência em: psicologia social; direitos humanos; políticas públicas em assistência social; atendimentos psicossociais; clínica e metodologias de grupo; esquizoanálise e processos de subjetivação; mediação de conflitos; gênero (especialmente atendimento à mulheres em situação de violência doméstica e familiar).

Paula Land Curi, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1994); mestrado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004); doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica. Temas de interesse: psicanálise, mulher, maternidade, gênero e assistência, cuidados. Tem experiência em gestão acadêmica.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Oliveira, L. da S., & Curi, P. L. (2020). Formação Profissional, Experiência e Dialogicidade no contexto universitário: relato de uma experiência extensionista em educação feminista. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(4), 1–18. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3474

Edição

Seção

Dossiê temático: Pesquisar COM: feminino e feminismos na ciência