PesquisarCOM Jovens: pistas metodológicas para narrativas ético-políticas

Autores

Palavras-chave:

PesquisarCOM, juventudes, pensamento decolonial, trabalho educativo, SUAS

Resumo

Este artigo tem como proposta discutir pistas metodológicas para construções coletivas de pesquisas com jovens, afirmando as juventudes como coautoras e pesquisadoras nesse processo. A partir de uma experiência de PesquisarCOM jovens no Trabalho Educativo - uma modalidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) destinada a jovens de 14 a 18 anos incompletos - emergiram as seguintes problematizações: como pesquisar junto com as jovens do Trabalho Educativo? Como expressar as intensidades e modos de experimentar as juventudes no Trabalho Educativo através de narrativas? A partir de sugestões dos jovens, foram confeccionados cadernos nos quais são narrados com ilustrações e textos as experiências coletivas e singulares das juventudes do TEd. Após a produção dos cadernos e das narrativas, notou-se a importância de escutar e valorizar as experiências e os saberes dos jovens na construção das oficinas do TEd, principalmente o módulo de cidadania, para que o serviço não reproduza lógicas colonizadoras, racistas, epistemicidas e violentas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Meneghetti Bruhn, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicóloga; Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Sociopsicodrama pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH).  Integra o Grupo de Estudo em Psicologia Social, Política Públicas e Produção de Subjetividades (GEPS) e o Grupo de Assessoria a Imigrantes e Refugiados (GAIRE). Sua atuação profissional é focada na área da psicologia clínica e social, em instituições vinculadas à saúde e assistência social. Tem interesse em pesquisas nas áreas de juventudes, intervenções grupais, políticas públicas, perspectiva decolonial, processos migratórios e modos de subjetivação.

Lílian Rodrigues Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicóloga. Pós-Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordena o Grupo de Estudo em Psicologia Social, Políticas Públicas e Produções de Subjetividades (GEPS).

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Bruhn, M. M., & Cruz, L. R. (2020). PesquisarCOM Jovens: pistas metodológicas para narrativas ético-políticas. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(4), 1–23. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3508

Edição

Seção

Dossiê temático: Pesquisar COM: feminino e feminismos na ciência