PETISMO E ANTIPETISMO EM RELATOS DE SIMPATIZANTES DA DIREITA NA INTERNET

Autores

  • Pedro de Oliveira Filho Universidade Federal de Campina Grande
  • Giulliany Gonçalves Feitosa Universidade Federal da Paraíba
  • Caio Cesar Winker e Silva Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Antipetismo. Discurso. Identidade.

Resumo

Desde junho de 2013, a polarização política no Brasil aumentou consideravelmente e teve como ponto alto as grandes mobilizações de grupos antipetistas em 2015 e 2016. Este estudo teve como objetivo compreender como se constrói a identidade dos petistas e dos antipetistas em relatos de simpatizantes da direita na internet. Para isso foram analisados, com o uso do método de análise de discurso desenvolvido pelos teóricos da psicologia social discursiva, comentários em resposta às postagens do jornalista Reinaldo Azevedo, um jornalista assumidamente conservador. Observou-se que a desonestidade, o comunismo e a psicopatologia são traços centrais na identidade petista construída pelos antipetistas. Dois discursos constituem seus relatos, o discurso liberal que advoga as virtudes do livre mercado e o discurso da extrema-direita norte-americana para o qual o anticomunismo é um tema central.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro de Oliveira Filho, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor (Associado 2) no curso de psicologia da Unidade Acadêmica de Psicologia da UFCG, colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saude da UEPB. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, retórica, racismo, processos identitários, política e saúde mental.

Downloads

Publicado

2019-06-24

Como Citar

de Oliveira Filho, P., Feitosa, G. G., & Winker e Silva, C. C. (2019). PETISMO E ANTIPETISMO EM RELATOS DE SIMPATIZANTES DA DIREITA NA INTERNET. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(2), 1–13. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3131

Edição

Seção

Artigos