Psicólogo escolar: fortalecendo a participação da família na escola

Autores

  • Izabela da Silva Dantas Faculdade Martha Falcão
  • Adinete Sousa da Costa Mezzalira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Psicólogo Escolar, Família, Escola, Fortalecimento

Resumo

Esta pesquisa investigou alguns elementos que promovem ou dificultam a participação da família na escola. Participaram uma professora, um avô e uma mãe, e os resultados encontrados que fortalecem a relação família e escola, foram: (a) utilização de ferramentas da internet para transpor os espaços físicos da escola; (b) aproximação da/interação com a família do aluno; (c) conversas/diálogos com os pais sobre o desenvolvimento dos filhos em âmbito integral. Com relação aos fatores que impedem a participação da família na escola, observou-se que: (a) as reuniões acontecem em horário administrativo; (b) a escola desconhece a realidade da família; (c) os pais têm pouco envolvimento com o processo de desenvolvimento dos filhos. Em geral, constatamos que as estratégias de intervenção que visam a aproximação da família à escola devem ser permeadas por espaços que assegurem diálogo e fortalecimento das relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabela da Silva Dantas, Faculdade Martha Falcão

Psicóloga formada pela Faculdade Martha Falcão - DeVry

Adinete Sousa da Costa Mezzalira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Psicóloga, Doutora e Professora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Dantas, I. da S., & Mezzalira, A. S. da C. (2020). Psicólogo escolar: fortalecendo a participação da família na escola. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(4), 1–10. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3259

Edição

Seção

Artigos