Desafios da atuação do psicólogo na Assistência Estudantil em uma Universidade Federal

Autores

  • Thales Fabricio da Costa e Silva Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, desafios da Psicologia, assistência estudantil

Resumo

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é uma estratégia que objetiva garantir o acesso, a permanência e a conclusão do curso por estudantes das Instituições Federais de Educação Superior (IFES), visando à igualdade de oportunidades no recente contexto de expansão da educação superior no Brasil. Entre os profissionais que materializam o PNAES estão os psicólogos, no entanto, há uma precarização dos postos de trabalho destes profissionais, gerando desafios diários na prática profissional. Este trabalho tem o objetivo de discutir a inserção e atuação do psicólogo na Assistência Estudantil a partir da experiência vivenciada em uma IFES. A inserção do profissional exigiu um trabalho de conscientização dos alunos e servidores a respeito do papel do psicólogo escolar, diante do significativo desconhecimento acerca da sua práxis. Destacam-se como desafios a efetivação dos eixos de ação do PNAES com uma equipe reduzida e o fortalecimento da identidade do psicólogo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel em Psicologia (Universidade Potiguar), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Mestre em Administração Pública (Universidade Federal de Campina Grande)

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Silva, T. F. da C. e. (2020). Desafios da atuação do psicólogo na Assistência Estudantil em uma Universidade Federal. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(4), 1–17. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3270

Edição

Seção

Artigos