Subjetivação e engajamento: as relações entre a militância e a angústia

Autores

  • Rodrigo Gonsalves European Graduate School

Palavras-chave:

Teoria Critica da Sociedade, Psicanálise, Žižek, Badiou, Engajamento, angústia.

Resumo

O presente texto toma a filosofia de Badiou e Žižek, para discutir a conjuntura do cenário político nacional e contrapô-lo, diante da proposta política que os autores promovem. Valendo-se da discussão da teoria critica da sociedade, da problematização da ideologia e da idéia, bem como a proposta de retomar a hipótese comunista; o presente texto, encontra as suas bases de discussão em quatro termos principais, à saber: Subjetivação, Engajamento, Militância e Angústia. Por meio da discussão dos termos, de suas contraposições, o texto aponta para uma consideração acerca da superação e criticas aos modelos do engajamento advindo do relativismo cultural. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Gonsalves, European Graduate School

Formado em filosofia, em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, membro do FCL-SP e mestrando pela European Graduate School (Suíça).

Downloads

Publicado

31-01-2016

Como Citar

Gonsalves, R. (2016). Subjetivação e engajamento: as relações entre a militância e a angústia. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(7), 98–108. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1286

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)