Origens da psicossomática e suas conexões com a Medicina na Grécia antiga

Autores

  • Leonardo Tadeu Lima da Silva Universidade Paulista - UNIP

Palavras-chave:

Psicossomática, Medicina, Hipócrates, Alexander, Groddeck.

Resumo

A origem da Psicossomática pode ser remontada a Hipócrates, mas a compreensão moderna em tal área tem seu início no começo do século XX, a partir dos estudos de Georg Groddeck e Sandor Ferenczi e, posteriormente, uma fundação oficial, nos EUA por Franz Alexander. Objetivou-se com este estudo uma revisão bibliográfica no sentido de analisar se os caminhos tomados até o nascimento da Psicossomática dos nossos tempos foram capazes de resgatar o que se praticava como Medicina na Grécia Antiga. Para tanto, a presente pesquisa percorreu os pensamentos desenvolvidos por Groddeck; depois averiguou-se as teses desenvolvidas por Sandor Ferenczi e os desdobramentos posteriores da Psicanálise americana. Por fim, foi proposta uma discussão a respeito das implicações desses pensamentos, concluindo-se que a corrente americana carrega pressupostos da Biomedicina moderna, enquanto Groddeck é o responsável pelo maior resgate da Medicina grega, por meio das noções de simbolização, interpretação e da indistinção entre mente e corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Tadeu Lima da Silva, Universidade Paulista - UNIP

Discente do curso de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP), Campus Sorocaba, com interesse em pesquisa de base psicanalítica.

Downloads

Publicado

18-09-2016

Como Citar

Silva, L. T. L. da. (2016). Origens da psicossomática e suas conexões com a Medicina na Grécia antiga. Analytica: Revista De Psicanálise, 5(8), 49–79. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1569