Arrebatamento e êxtase em Clarice Lispector

Autores

Palavras-chave:

Devastação. Gozo feminino. Literatura. Clarice Lispector.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o conceito de devastação em psicanálise e como este se liga a experiência de êxtase e de arrebatamento. Para tal seguimos o percurso de Freud à Lacan até teóricos contemporâneos da psicanálise. A devastação compreende uma face fálica ligada a reivindicação do desejo materno. E uma outra face não-toda fálica em relação à falta de significante para designar a mulher no inconsciente. A devastação no campo do gozo feminino pode se apresentar ao sujeito como um arrebatamento ou um êxtase do corpo não simbolizável. Na literatura de Clarice Lispector recortamos essa experiência escrita e uma possível saída da vivência arrebatadora através do conceito de letra de Jacques Lacan.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waléria Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em formação no Curso de Psicanálise de Orientação Lacaniana pelo Instituto Clínico de Psicanálise de Orientação Lacaniana de Santa Catarina (ICPOL-SC).

Downloads

Publicado

22-02-2022

Como Citar

Nunes, W. (2022). Arrebatamento e êxtase em Clarice Lispector. Analytica: Revista De Psicanálise, 10(19), 1–15. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4308