Elaborações e empecilhos do luto na infância: estudo de produções textuais psicanalíticas entre 2020 e 2024
DOI:
https://doi.org/10.69751/arp.v14i27.5448Resumo
O luto é um processo experienciado decorrente de uma perda, que pode ocorrer em qualquer fase da vida, inclusive na infância. Apesar disso, assuntos relacionados à morte, ainda hoje, continuam sendo tabu para muitas pessoas. Devido a essa construção cultural, a concepção acerca da morte, por parte dos adultos, pode tornar-se um empecilho para a elaboração do luto das crianças, ao colocarem-nas em uma situação de recusa e privação desse momento, utilizando elementos fictícios para justificar a perda. Assim, a presente pesquisa objetivou compreender as particularidades da experiência de perda no período da infância, considerando a falta de informação fornecida às crianças como um impedimento para o trabalho de luto realizado por elas. Por meio de uma revisão bibliográfica de artigos e livros que abordaram a temática do luto na infância, sobretudo, de direção psicanalítica, puderam-se evidenciar a necessidade de ofertar às crianças a participação nos ritos e o diálogo sobre a morte e o luto em face da importância para a elaboração. Com isso, ressalta-se, ainda, imprescindível a realização de mais estudos relativos à temática como forma de disseminar a realidade do luto, também vivenciado pelas crianças como experiência válida, com as particularidades discutidas.
Palavras-chave: Luto infantil. Luto da Criança. Psicanálise.