Elaborações e empecilhos do luto na infância: estudo de produções textuais psicanalíticas entre 2020 e 2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v14i27.5448

Resumo

O luto é um processo experienciado decorrente de uma perda, que pode ocorrer em qualquer fase da vida, inclusive na infância. Apesar disso, assuntos relacionados à morte, ainda hoje, continuam sendo tabu para muitas pessoas. Devido a essa construção cultural, a concepção acerca da morte, por parte dos adultos, pode tornar-se um empecilho para a elaboração do luto das crianças, ao colocarem-nas em uma situação de recusa e privação desse momento, utilizando elementos fictícios para justificar a perda. Assim, a presente pesquisa objetivou compreender as particularidades da experiência de perda no período da infância, considerando a falta de informação fornecida às crianças como um impedimento para o trabalho de luto realizado por elas. Por meio de uma revisão bibliográfica de artigos e livros que abordaram a temática do luto na infância, sobretudo, de direção psicanalítica, puderam-se evidenciar a necessidade de ofertar às crianças a participação nos ritos e o diálogo sobre a morte e o luto em face da importância para a elaboração. Com isso, ressalta-se, ainda, imprescindível a realização de mais estudos relativos à temática como forma de disseminar a realidade do luto, também vivenciado pelas crianças como experiência válida, com as particularidades discutidas.

 

Palavras-chave: Luto infantil. Luto da Criança. Psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Schuwart Fornasier Rossi, Uni Redentor/Afya

Psicóloga graduada pelo Centro Universitário Uniredentor/Afya (Rio de Janeiro, Brasil). Experiência em atendimento clínico infantojuvenil e adultos, incluindo crianças em experiências de luto e participação na elaboração de um grupo de acolhimento a pessoas em situação de luto. 

Lucas Guilherme Fernandes, Universidade Federal Fluminense

 Psicanalista. Doutorando em psicologia (Clínica e Subjetividade) pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especialista em Atenção Psicossocial na Infância e Adolescência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPUB/UFRJ. Psicólogo, graduado pela UFF. Docente de psicologia da Uniredentor/Afya, Itaperuna (Rio de Janeiro, Brasil). 

Downloads

Publicado

25-09-2025

Como Citar

Rossi, E. S. F., & Fernandes, L. G. (2025). Elaborações e empecilhos do luto na infância: estudo de produções textuais psicanalíticas entre 2020 e 2024. Analytica: Revista De Psicanálise, 14(27). https://doi.org/10.69751/arp.v14i27.5448

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)