Escrevivência e Psicanálise: pesquisa, clínica e formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v14i28.5970

Resumo

Este artigo discute a intersecção entre a escrevivência como metodologia articulável à Psicanálise e três diferentes níveis ou dimensões de transmissão da clínica psicanalítica: uma dimensão clínica, articulada à própria vivência ou experiência da análise; uma dimensão didática, que articula a política de escrita com a transmissão e o ensino da Psicanálise; e uma dimensão epistêmica, que implica a construção de um campo de saber que não descarte o sujeito, seu corpo, sua vida e sua história. Propomos que há, nas três dimensões, a tentação de reduzir o real ao saber e que a escrevivência se propõe como uma via oposta, que desloca essa redução ou encobrimento. Retomamos algumas referências sobre a função do matema e da letra, tal qual Lacan expõe em lituraterra, para pensarmos a afinidade entre as escrevivências e a transmissão da Psicanálise. Utilizamos a referência da releitura que Conceição Evaristo faz de Macabéa para delimitar a importância política e clínica que essa prática da escrita implica para a escuta da negritude, do feminino e de saberes periféricos, subalternizados e/ou dissidentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Santos Bispo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes (Espírito Santo, Brasil). Líder do Grupo de Pesquisa Psicanálise: Clínica e Laço Social. Integrante do Coletivo Ocupação Psicanalítica.

Tayná Celen Pereira Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, área de concentração Estudos Psicanalíticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, com ênfase Clínica. Membra do Coletivo Ocupação Psicanalítica (Minas Gerais, Brasil). 

Downloads

Publicado

11-12-2025

Como Citar

Bispo, F. S., & Santos, T. C. P. (2025). Escrevivência e Psicanálise: pesquisa, clínica e formação. Analytica: Revista De Psicanálise, 14(28). https://doi.org/10.69751/arp.v14i28.5970