Conceito e classificação de lesão por pressão: atualização do National Pressure Ulcer Advisory Panel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.1423

Palavras-chave:

Úlcera por pressão, Cicatrização, Ferimentos e lesões.

Resumo

Objetivo: apresentar na língua portuguesa a terminologia, conceito e descrição dos estágios da lesão por pressão estabelecidos pelo National Pressure Ulcer Advisory Panel em 2016. Método: estudo descritivo, reflexivo do tipo ensaio teórico. Para nortear este estudo foi utilizado como matriz o resultado do consenso realizado pelo órgão americano em 2016. Resultado: o termo úlcera por pressão passou a ser denominado lesão por pressão, o conceito e a descrição dos estágios da lesão foram alterados. São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura da perda total da espessura da pele e tecido; e Lesão por Pressão Tissular Profunda: vermelho escuro persistente não branqueável, descoloração marrom ou roxa. Descreve ainda as definições adicionais: Lesão por Pressão relacionada a Dispositivos Médicos e Lesão por Pressão em Membrana Mucosa. Conclusão: o National Pressure Ulcer Advisory Panel ampliou o conceito e acrescentou novas apresentações da lesão por pressão, informações que podem descrever melhor o comportamento de tais lesões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Teixeira Moraes, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor do Grupo de Atuação Docente de Fundamentação Básica de Enfermagem. Enfermeiro Estomaterapeuta. Doutor em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto.

Eline Lima Borges, Escola de Enfermagem Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira Estomaterapeuta, Doutora em Enfermagem

Cristiane Rabelo Lisboa, Secretaria Municipal de Saúde de Itaúna – MG Universidade de Itaúna

Enfermeira Estomaterapeuta. Mestre em Enfermagem.

Danieli Campos Olímpio Cordeiro, Hospital Unimed BH Centro Universitário UNA

Enfermeira Estomaterapeuta

Elizabeth Geralda Rosa, Ministério da Saúde (Cedida para a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte – MG)

Enfermeira Estomaterapeuta

Neilian Abreu Rocha, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte- MG

Enfermeira Sanitarista, Especialista em Saúde da Família

Coordenadora da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas

 

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Moraes, J. T., Borges, E. L., Lisboa, C. R., Cordeiro, D. C. O., Rosa, E. G., & Rocha, N. A. (2016). Conceito e classificação de lesão por pressão: atualização do National Pressure Ulcer Advisory Panel. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 6(2). https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.1423

Edição

Seção

Reflexão Teórica