Hepatite B: percepção de risco e adoção de medidas de biossegurança por manicures/pedicures de Itaúna-MG

Autores

  • Juliano Teixeira Moraes Universidade de Itaúna
  • Flávia Isabela Barbosa Universidade de Itaúna
  • Tassiana Rosária Soares Costa Universidade de Itaúna
  • Adan Finamor Ferreira Universidade de Itaúna

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.225

Palavras-chave:

Hepatite B, centros de embelezamento e estética, biossegurança

Resumo

Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, exploratório, descritivo e observacional que teve como objetivo analisar a percepção de risco de contaminação com o vírus da hepatite B (HBV) e a adoção de medidas de biossegurança dos manicures e pedicures do município de Itaúna-MG . A pesquisa foi realizada partindo-se do número total de salões de beleza que possuem alvará de funcionamento junto a Secretaria Municipal de Saúde. O cálculo amostral forneceu um número de 127 estabelecimentos que foram selecionados de forma aleatória através de sorteio, onde apenas um profissional de cada estabelecimento participou da pesquisa. Os dados foram obtidos através de questionário estruturado e os resultados mostraram que 79,5% dos profissionais afirmaram conhecer as formas de transmissão do HBV, contudo, houve considerável falta de adesão ao uso de luvas descartáveis (87,4%) e apenas 1,1% dos profissionais que utilizavam estufa seguiram a relação adequada de tempo e temperatura necessária para esterilização efetiva. Percebeu-se um desconhecimento sobre a importância do esquema vacinal completo para a hepatite B. Concluímos que a percepção de risco dos manicures e pedicures com relação à contaminação com o HBV é falha, evidenciando a necessidade da elaboração de cursos de capacitação que promovam uma maior conscientização sobre biossegurança nestes profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Teixeira Moraes, Universidade de Itaúna

Professor e Coordenador do Curso de Enfermagem da Universidade de Itaúna, Enfermeiro, Especialista em Ativadores do Processo da Mudança do Ensino Superior em Saúde (ENSP/FIOCRUZ), Especialista em Estomaterapia (UNITAU), Mestre em Educação (UNINCOR) e Doutorando em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto (Faculdade de Medicina – UFMG). Co-orientador da pesquisa.

Flávia Isabela Barbosa, Universidade de Itaúna

Orientadora da pesquisa. Professora Titular da Universidade de Itaúna; Especialista em Prótese Dentária e Periodontia; Mestre em Clínicas Odontológicas (PUCMG) e Doutoranda em Clínicas Odontológicas (UFMG).

Tassiana Rosária Soares Costa, Universidade de Itaúna

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Itaúna

Adan Finamor Ferreira, Universidade de Itaúna

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Itaúna

Downloads

Publicado

2013-01-25

Como Citar

Moraes, J. T., Barbosa, F. I., Costa, T. R. S., & Ferreira, A. F. (2013). Hepatite B: percepção de risco e adoção de medidas de biossegurança por manicures/pedicures de Itaúna-MG. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.225

Edição

Seção

Artigos Originais