Gincana para o ensino de imunização aos acadêmicos de enfermagem: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.2743

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Estudantes de enfermagem, Jogos e brinquedos, Material de ensino.

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência na construção e aplicação de uma gincana para o ensino de imunização aos acadêmicos de Enfermagem. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma gincana que foi construída com base em cinco jogos adaptados ao conteúdo de imunização: dramatização, paródia, tabuleiro, palavra cruzada e, verdadeiro ou falso. Esse conteúdo é abordado na disciplina de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente de uma Universidade Pública do Centro-Oeste Brasileiro. Resultados: Todos foram aplicados para acadêmicos de Enfermagem, durante duas aulas, com duração de oito horas. Os acadêmicos são divididos em quatro grupos e vence o grupo que obtiver maior pontuação na gincana. A maior dificuldade encontrada foi a falta de preparo por parte dos alunos para a gincana, com pouco estudo prévio sobre a temática, consequência de os estudantes não estarem habituados a trabalhar em grupo de forma participativa, assumindo o protagonismo do seu aprendizado. Entretanto, considera-se que os jogos foram recursos positivos para a resolução de problemas e reflexão sobre o conteúdo teórico. Conclusão: Conclui-se que os jogos podem ser utilizados no ensino quando adaptados ao conteúdo desejado, pois permitem o aprofundamento teórico de maneira lúdica e prazerosa aos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas, Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora da Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso. Contato: bruhinnah@hotmail.com

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

de Freitas, B. H. B. M. (2020). Gincana para o ensino de imunização aos acadêmicos de enfermagem: relato de experiência. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.2743

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica