Perfil sociodemográfico e laboral dos profissionais de enfermagem que assistem crianças e adolescentes com câncer

Autores

  • Paulo Roberto Mendonça Silva UFMG
  • Fernanda Lopes de Araújo UFMG
  • Lívia Cozer Cozer Montenegro UFMG
  • Tercia MOreira Ribeiro da Silva
  • Giovana Paula Rezende Simino UFMG
  • Delma Aurélia da Silva Simão UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4067

Palavras-chave:

Descrição de Cargo, Enfermagem, Enfermagem Oncológica, Equipe de enfermagem, Saúde do trabalhador.

Resumo

Objetivos: Descrever e analisar o perfil sociodemográfico e laboral dos profissionais de enfermagem que prestam assistência a crianças e adolescentes com câncer. Método: Estudo transversal, analítico, exploratório, realizado em hospital universitário entre outubro de 2016 e março de 2017. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário sociodemográfico e laboral, desenvolvido para esse estudo. Resultados: A maioria dos participantes foram mulheres, com idade entre 20 e 59 anos, casadas, com filhos, com pelo menos graduação concluída e mais de 10 anos de atuação. Frequentemente estavam alocadas em função de nível médio, com número de pacientes por plantão amplamente superior ao preconizado pela legislação, além de carga horária semanal extensa e até triplas jornadas. Muitos deles já vivenciaram doenças graves seja com eles próprios ou familiares. Considerações Finais: Tornou-se evidente que a assistência de enfermagem em oncopediatria é cercada por inúmeras singularidades e que o perfil dos profissionais de enfermagem influencia em questões que envolvem desde as condições de trabalho da enfermagem, suas práticas e se somam as condições frágeis inerentes ao estado de saúde das crianças e adolescentes com câncer e seus familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Mendonça Silva, UFMG

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrando em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha de fisiologia integrativa. Prática na assistência de Enfermagem, com ênfase nos cuidados aos pacientes oncohematológicos e Centro de Terapia Intensiva Adulto. Possui experiência em pesquisa qualitativa e qualiquantitativa nas áreas de saúde coletiva e assistência de enfermagem pediátrica em oncologia. Atualmente atua em pesquisas voltadas ao uso de fotossensibilizadores e terapia fotodinâmica (TFD) em células tumorais.

Fernanda Lopes de Araújo, UFMG

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de Cuidar em Saúde e na Enfermagem (2020). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Possui experiência em pesquisas nas áreas de promoção da saúde, segurança do paciente e cuidado centrado no paciente e na família.

Lívia Cozer Cozer Montenegro, UFMG

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutorado pela mesma, com estágio sanduíche na Universidad de Navarra - Espanha e Pós Doutorado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais na qual tem se dedicado a estudar os seguintes temas: enfermagem e saúde pública, ética, processo de trabalho da enfermagem na Atenção primária à saúde, Gestão Participativa na Saúde. Professora do Mestrado Profissional de Gestão de serviços de saúde na linha de Pesquisa: Trabalho e Gestão Participativa na Saúde. Membro do Núcleo de Pesquisa em Gestão em saúde. Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Minas Gerais gestão 2016-2019. Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais gestão 2018-2021

Tercia MOreira Ribeiro da Silva

Possui graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado (2009) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento Materno Infantil Saúde Pública do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Giovana Paula Rezende Simino, UFMG

Enfermeira. Formada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2001-2004). Residência em Enfermagem em Oncologia - concentração Oncologia Clínica pelo Instituto Nacional de Câncer (2005-2007). Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2007-2009). Doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (2014-2016). Atualmente é Professora Adjunto 2 do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Programa de Extensão Rede Mineira de Enfermagem e Pesquisa Clínica em Oncologia. Áreas de atuação: Enfermagem, Oncologia, Manejo de sinais e sintomas.

Delma Aurélia da Silva Simão, UFMG

Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Mestre em Enfermagem pela UFMG, na linha de Cuidar em Saúde e na Enfermagem (2011). Pós graduada em Enfermagem Hospitalar - Oncologia pela UFMG (2007). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas(2002). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Laboratório Interdisciplinar de Investigação Médica(LIIM) da Faculdade de Medicina da UFMG. Membro do Grupo de Estudos sobre o recém-nascido, criança, adolescentes e famílias (RECRIA/CNPq).Tem experiência na área de Enfermagem em saúde da criança e oncologia adulto e pediátrica. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento infantil, primeira infância, cuidado centrado no paciente e na família, processo do cuidar em Enfermagem, manejo de sintomas, qualidade de vida e segurança do paciente.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Mendonça Silva, P. R., de Araújo, F. L., Montenegro, L. C. C., Ribeiro da Silva, T. M., Rezende Simino, G. P., & da Silva Simão, D. A. (2021). Perfil sociodemográfico e laboral dos profissionais de enfermagem que assistem crianças e adolescentes com câncer. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4067

Edição

Seção

Artigos Originais