Cuida-me! Percepções de pessoas com úlceras de perna sobre as orientações de enfermagem

Autores

  • Maísa Mara Lopes Macedo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Débora Aparecida Silva Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda Moura Lanza Universidade Federal de São João del Rei
  • Daniel Nogueira Cortez Universidade Federal de Minas Gerais
  • Beatriz Amaral Moreira Universidade Federal de São João del Rei
  • Rayssa Nogueira Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.733

Palavras-chave:

Úlcera crônica, Educação em saúde, Cuidados de enfermagem

Resumo

O objetivo do estudo foi conhecer a atuação da enfermagem na educação em saúde para o autocuidado de pessoas com úlceras crônicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em um município de Minas Gerais, com nove usuários que participaram de um projeto de extensão e pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, realizadas nos meses de fevereiro a abril de 2013. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra e utilizou-se a Análise de Conteúdo na modalidade temática para análise dos dados.  Os resultados permitiram evidenciar mudanças após a educação em saúde no cotidiano dos participantes por meio das práticas educativas que foram capazes de empoderar os usuários nos cuidados diários, favorecendo a cicatrização e cuidados no pós-alta. As práticas educativas mostram-se como a melhor maneira de conscientizar a pessoa com lesões de continuidade sobre a importância dos cuidados diários com a ferida, seja com a técnica correta do curativo, medicamentos ou alimentação. É um momento singular no qual, indivíduo e profissional de saúde com abordagem integral, humanizada e respaldada em conhecimentos científicos discutem as informações acerca do tratamento da úlcera, possibilitando maior envolvimento dessas pessoas para o próprio cuidado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maísa Mara Lopes Macedo, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira pela Universidade Federal de São João del Rei. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Débora Aparecida Silva Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira pela Universidade Federal de São João del Rei. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Fernanda Moura Lanza, Universidade Federal de São João del Rei

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Professora do Curso de Enfermagem na Universidade Federal de São João Del Rei.

Daniel Nogueira Cortez, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Professor do Curso de Enfermagem na Universidade Federal de São João Del Rei.

Beatriz Amaral Moreira, Universidade Federal de São João del Rei

Acadêmica de enfermagem na Universidade Federal de São João del Rei

Rayssa Nogueira Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira pela Universidade Federal de São João del Rei. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-10-07

Como Citar

Macedo, M. M. L., Souza, D. A. S., Lanza, F. M., Cortez, D. N., Moreira, B. A., & Rodrigues, R. N. (2015). Cuida-me! Percepções de pessoas com úlceras de perna sobre as orientações de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.733

Edição

Seção

Artigos Originais