Adesão ao tratamento medicamentoso entre pessoas com diabetes mellitus tipo 2

Autores

  • Vilma Elenice Contatto Rossi FESP-UEMG; UNIFOR-MG
  • Ana Luiza da Silva UNIFOR-MG
  • Gabrielli Stéphany Silva Fonseca UNIFOR-MG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.890

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Adesão, Tratamento medicamentoso, Enfermagem

Resumo

O diabetes mellitus é considerado atualmente um dos principais problemas de Saúde Pública. Seu tratamento é complexo, envolve o uso contínuo de medicamentos e mudanças no estilo de vida, podendo dificultar a adesão ao mesmo. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a adesão ao tratamento medicamentoso de pessoas com DM tipo 2 cadastradas na Estratégia de Saúde da Família de uma cidade do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados durante o ano de 2013, após parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram deste estudo 142 sujeitos, 98 com idade igual ou superior a 60 anos, 87 com até quatro anos de estudo, 142 em uso de medicamentos para o tratamento do DM; 66 pessoas referiram já haver esquecido de tomar os medicamentos para controle do DM, 59 referiram já haver esquecido do horário correto da tomada, 73 nunca deixaram de tomar os medicamentos por ter se sentido melhor e 101 pessoas nunca pararam de tomá-los por ter se sentido pior. É necessário que os profissionais que integram a ESF sejam capacitados de forma permanente para que incentivem esta clientela ao autocuidado e à adesão ao tratamento para, desta forma, minimizar os riscos de desenvolvimento de complicações do diabetes, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Elenice Contatto Rossi, FESP-UEMG; UNIFOR-MG

Enfermeira formada pela UNIFAL; Mestrado em Enfermagem Fundamental e Doutorado em Enfermagem pela EERP-USP. Experiência docente nas áreas de Sistematização da Assistência de Enfermagem, Clínica Médica, Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem, Enfermagem no Tratamento de Feridas. Coordendora de inúmeros projetos de pesquisa e de extensão.

Ana Luiza da Silva, UNIFOR-MG

Enfermeira graduada pelo UNIFOR-MG. Participou de projetos de pesquisa como pesquisadora.

Gabrielli Stéphany Silva Fonseca, UNIFOR-MG

Enfermeira graduada pelo UNIFOR-MG. Participou de projetos de pesquisa como pesquisadora.

Downloads

Publicado

2016-01-21

Como Citar

Contatto Rossi, V. E., Silva, A. L. da, & Fonseca, G. S. S. (2016). Adesão ao tratamento medicamentoso entre pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 5(3). https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.890

Edição

Seção

Artigos Originais