Câncer de pele: hábitos de exposição solar e alterações cutâneas entre agentes de saúde em um município de Minas Gerais

Autores

  • Marina Celly Martins Ribeiro Souza UNIFENAS-BH
  • Tatiane Gea Horta UFMG
  • Eliete Silva Melo UNIFENAS
  • Fernanda Dias Becalli Rocha UNIFENAS

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.920

Palavras-chave:

Agentes Comunitários de Saúde, Saúde do Trabalhador, Radiação Solar

Resumo

A Estratégia de Saúde da Família é composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais, dentre eles os Agentes Comunitários de Saúde – ACS e os Agentes de Combate às Endemias – ACE, cujas atividades são realizadas fora da unidade de saúde, sendo expostos aos efeitos da radiação solar sobre a pele e à exposição sem barreiras de fotoproteção. O presente estudo tem como objetivo identificar os hábitos de exposição solar e as alterações cutâneas em agentes comunitários de saúde e de combate a endemias que atuam no município de Mateus Leme, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, do tipo transversal, cujos sujeitos foram 56 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias que atuam no município de Mateus Leme. Os resultados apontam grande exposição solar desses profissionais, com surgimento de danos à pele por decorrência do seu trabalho. Identificou-se também a necessidade de uma política abrangente, por parte dos Órgãos Municipais competentes, a fim de minimizarem os riscos gerados por essa atividade, bem como do Ministério do Trabalho e Emprego, para uma regulamentação e fiscalização das medidas de fotoproteção oferecidas por empregadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Celly Martins Ribeiro Souza, UNIFENAS-BH

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2004), mestrado e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2014). Especialista em Gerontologia e Saúde da Família. Atualmente é professora Adjunta I do Centro Universitário de Belo Horizonte e da Universidade José do Rosário Vellano UNIFENAS-BH. Membro dos Grupos de Pesquisa NUPESC e PHASE.

Tatiane Gea Horta, UFMG

Enfermeira. Graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bacharelado e licenciatura. Mestre e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. Especialista em Auditoria em Sistemas de Saúde. Pesquisadora do NIEPE - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia. Tem experiência na área de Saúde do Recém-Nascido e Puericultura, Saúde Coletiva e Epidemiologia (ênfase em Doenças Crônicas Não Transmissíveis).

Eliete Silva Melo, UNIFENAS

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS.

Fernanda Dias Becalli Rocha, UNIFENAS

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

Souza, M. C. M. R., Horta, T. G., Melo, E. S., & Rocha, F. D. B. (2016). Câncer de pele: hábitos de exposição solar e alterações cutâneas entre agentes de saúde em um município de Minas Gerais. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.920

Edição

Seção

Artigos Originais