Avaliação da prevalência de Burnout entre professores e a sua relação com as variáveis sociodemográficas

Autores

  • Liliane da Consolação Campos Ribeiro UFVJM
  • Lilia Aparecida Campos Ribeiro Barbosa UFVJM
  • Ademilson Souza Soares UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.987

Palavras-chave:

Esgotamento Profissional, Prevalência, Docentes, Saúde do Trabalhador, Estresse Ocupacional, Saúde Ocupacional

Resumo

A síndrome de burnout é um transtorno adaptativo crônico que acomete trabalhadores e caracteriza-se por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a prevalência da síndrome de burnout nos professores dos últimos anos do ensino fundamental e sua relação com as variáveis sociodemográficas-laborais. Foi realizado por meio de um estudo descritivo, analítico transversal com a aplicação do Maslach Burnout Invenctory (MBI), e um questionário sociodemográfico laboral elaborado pelos pesquisadores. Foram realizadas análises descritiva, univariada e de regressão logística, adotando-se nível de significância de p<0,05. Os resultados evidenciaram que 93% dos professores estão acometidos pela síndrome. Ao analisarmos cada dimensão separadamente podemos constatar que,  64,8% dos professores apresentaram alto/moderado nível de exaustão emocional, 80,7 alto/moderado baixa realização pessoal, 39,8 alta/moderada despersonalização.  Houve associação com despersonalização a participação em culto, dedicação no preparo de aulas; para baixa realização profissional apenas o tempo de preparo de aula e para a exaustão emocional, o número de filhos, já terem se afastado do serviço e o sentimento que a profissão esta menos interessante.  Sendo assim, torna-se imprescindível  a atenção com  essa  patologia ocupacional não só pelos danos que podem causar aos professores, mas também pela influência no ensino das escolas, para a inclusão de docentes nas políticas de promoção e prevenção à saúde e atividades de ensino em saúde voltadas a esta categoria profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane da Consolação Campos Ribeiro, UFVJM

Doutora em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG. Profa. Adjunto 2 do Departamento de Enfermagem da UFVJM. dOCENTE DO Mestrado Profissional Ensino em Saúde da UFVJM.

Lilia Aparecida Campos Ribeiro Barbosa, UFVJM

Formada em Lestras. Mestre em Ensino em Saúde pela UFVJM.

Ademilson Souza Soares, UFMG

Professor Adjunto
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Faculdade de Educação - FaE
Departamento de Administração Escolar - DAE
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil - NEPEI
Grupo de Pesquisa: Observatório das Políticas Públicas para a Educação Básica
Análise Crítica da Prática Pedagógica - ACPP - LASEB - FaE/UFMG

Downloads

Publicado

2016-01-21

Como Citar

Ribeiro, L. da C. C., Ribeiro Barbosa, L. A. C., & Soares, A. S. (2016). Avaliação da prevalência de Burnout entre professores e a sua relação com as variáveis sociodemográficas. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 5(3). https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.987

Edição

Seção

Artigos Originais