Ações de enfermagem na educação em saúde no pré-natal: relato de experiência de um projeto de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso

Autores

  • Sebastiao Junior Henrique Duarte Universidade Federal de Mato Grosso / Faculdade de Enfermagem
  • Angelica Pereira Borges Universidade Federal de Mato Grosso / Faculdade de Enfermagem
  • Giselle Lira de Arruda Universidade Federal de Mato Grosso / Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.13

Palavras-chave:

Educação em saúde, pré-natal, cuidados de enfermagem

Resumo

Na gestação a mulher pode apresentar dúvidas, medos, fantasias e outros sentimentos que alimentam o senso comum, interferindo negativamente no cuidado prestado pelos profissionais de saúde, especialmente quando o saber científico é contraposto ao saber popular. Nesse sentido é que este estudo objetivou relatar a experiência da educação em saúde no pré-natal, através de um projeto de extensão. A metodologia utilizada consiste no desenvolvimento de oficinas com um grupo operativo de mulheres grávidas que são assistidas por uma instituição não governamental no município de Cuiabá-MT, onde são tratadas temáticas relacionadas ao pré-natal. Participam gestantes de todos os trimestres de gestação, oriundas de diversos bairros da cidade. Os resultados evidenciam dois eixos, primeiro que a assistência pré-natal não tem sido efetiva às mulheres grávidas no que diz respeito as orientações desse período, justificado pelas dúvidas apresentadas pelas gestantes em cada encontro e, segundo o projeto tem propiciado ao graduando um olhar mais crítico de como a assistência pré-natal tem deixado lacunas de informações relevantes, assim observou-se que a atenção à saúde da gestante deva ser aprimorada na intenção de suprir as necessidades deste grupo populacional. As considerações finais apontam que o projeto teve grande relevância social e educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastiao Junior Henrique Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso / Faculdade de Enfermagem

Possui graduação em Enfermagem Geral pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2000) , Especialização em Saúde da Família (2002) e Educação (2003) pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ/ENSP), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e Doutorado em Ciências com ênfase em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP - 2010). É docente da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, atenção básica à saúde, saúde coletiva, saúde da família, saúde da mulher, agentes comunitários de saúde e doenças crônicas.

Downloads

Publicado

2011-08-10

Como Citar

Duarte, S. J. H., Borges, A. P., & Arruda, G. L. de. (2011). Ações de enfermagem na educação em saúde no pré-natal: relato de experiência de um projeto de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.13

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica