Práticas favorecedoras do aleitamento materno ao recém-nascido prematuro internado na unidade de terapia intensiva neonatal

Autores

  • Thaís Amanda de Souza Santos Hospital Sofia Feldman
  • Érika da Silva Dittz Hospital Sofia Feldman
  • Patrícia Rodrigues da Costa Hospital Sofia Feldman

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.220

Palavras-chave:

Prematuro, Aleitamento materno, Unidade de terapia intensiva neonatal, Método Mãe-Canguru

Resumo

Este trabalho tem como objetivo conhecer as práticas favorecedoras do aleitamento materno na assistência ao recém-nascido prematuro internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Para elaboração deste artigo realizou-se uma revisão integrativa da literatura de artigos publicados entre 2005 e setembro de 2011, nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SCIELO, utilizando os descritores Prematuro; Aleitamento Materno; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Foram selecionados 7 artigos que atendiam os critérios de inclusão. A análise destes revelou que o leite materno é a alimentação mais indicada para o recém-nascido prematuro. Pode-se concluir que práticas como o método mãe canguru, a ordenha mamária, as técnicas de relaxamento, a acupuntura e a utilização de galactogogos têm um impacto positivo sobre a amamentação de recém-nascidos prematuros. Por outro lado, algumas práticas apresentadas ainda não têm confirmada a sua eficácia. Recomenda-se assim a ampliação de estudos que enfoquem esse tema, de modo a contribuir para a prática da amamentação.

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Biografia do Autor

Érika da Silva Dittz, Hospital Sofia Feldman

Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Terapeuta ocupacional do Hospital Sofia Feldman, Belo Horizonte

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Publicado

2013-01-25

Como Citar

Santos, T. A. de S., Dittz, Érika da S., & Costa, P. R. da. (2013). Práticas favorecedoras do aleitamento materno ao recém-nascido prematuro internado na unidade de terapia intensiva neonatal. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.220

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura