Epilepsia na estratégia saúde da família: a assistência ofertada pelo serviço de saúde sob a ótica do portador

Autores

  • Simone de Pinho Barbosa Unileste
  • Aline Dias de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.229

Palavras-chave:

Saúde Pública, Epilepsia, Atenção à Saúde

Resumo

A epilepsia é uma condição que afeta muitos brasileiros, sendo que a assistência do serviço público de saúde a esta população é cada vez mais importante, seja ela assistencial ou educacional. A maioria das pessoas com epilepsia não sabe ao certo sobre a doença. Faz-se necessária uma abordagem completa, tanto com o paciente quanto com sua família. Sendo assim, pode-se ressaltar a contribuição da Estratégia Saúde da Família. O objetivo deste estudo foi compreender o olhar da pessoa com epilepsia sobre a assistência ofertada pelo serviço público de saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva. A amostra do estudo foi composta por cinco pessoas cadastradas em uma equipe de saúde da família. Foi utilizado um roteiro semiestruturado contendo cinco questões. Os resultados evidenciaram que os participantes possuem um conhecimento difuso em relação ao tema. Entretanto, a principal ação ofertada pelo serviço público de saúde é o fornecimento das medicações. Os participantes relataram que não há uma atenção específica do enfermeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Pinho Barbosa, Unileste

Doutoranda da Escola de Enfermagem da UFMG.Mestre em Saúde da Familia. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico de Minas Gerais. Área saúde pública/ saúde da família.

Aline Dias de Oliveira

Enfermeira

Downloads

Publicado

2013-01-25

Como Citar

Barbosa, S. de P., & Oliveira, A. D. de. (2013). Epilepsia na estratégia saúde da família: a assistência ofertada pelo serviço de saúde sob a ótica do portador. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.229

Edição

Seção

Artigos Originais