Unidade psiquiátrica em hospital geral: características de estrutura e organização

Autores

  • Tarcísia Castro Alves Universidade de São Paulo
  • Margarita Antonia Villar Luis Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3470

Palavras-chave:

, Saúde mental, Enfermagem, Hospitais Gerais, Unidades de Internação.

Resumo

Objetivo: caracterizar a unidade de psiquiatria do Hospital Geral, no tocante à estrutura, organização do trabalho, perfil profissional da enfermagem e tipo de paciente que recebe. Método: Trata-se de um estudo de caso de observação direta, abordagem qualitativa e quantitativa, com participação de dez profissionais de enfermagem. Resultados: Observou-se uma unidade com estrutura física moderna, pautada na intervenção multiprofissional. Profissionais de enfermagem jovens, do sexo feminino, com tempo de formação maior que 10 anos e mais de 3 anos de atuação na unidade psiquiátrica, mas cuja formação e experiência pouco se refere à saúde mental. Pacientes do sexo masculino, jovens, solteiros, em primeira internação, com longa taxa de permanência, sendo internados por situação de risco elevado de suicídio, seguidos de manifestações dos transtornos mentais relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Conclusão: A unidade psiquiátrica, no hospital geral, possibilita o acesso ao cuidado de enfermagem e dos demais profissionais para uma atenção integral às necessidades das pessoas com transtorno mental. Contudo, há necessidade de maior formação da equipe de enfermagem para lidar, em saúde mental, nessas unidades, que se esbarram na reduzida oferta de cursos de especialização em algumas regiões do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcísia Castro Alves, Universidade de São Paulo

Graduada em Enfermagem. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Professora Assistente I na Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira.

Margarita Antonia Villar Luis, Universidade de São Paulo

Graduada em Enfermagem. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo. Professora Titular no Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, EERP/USP.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Alves, T. C., & Luis, M. A. V. (2020). Unidade psiquiátrica em hospital geral: características de estrutura e organização. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3470

Edição

Seção

Artigos Originais