Percepção de estudantes sobre métodos de aula invertida no ensino de enfermagem

Autores

  • Ricky Falcão Silva Trindade UNIVERIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Jouhanna do Carmo Menegaz Universidade Federal do Pará
  • Geyse Aline Rodrigues Dias Universidade Federal do Para
  • Maria Clara Costa Figueiredo Universidade Federal do Para

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3491

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Métodos.

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção de estudantes de graduação sobre o uso de métodos de aula invertida na disciplina de Enfermagem. Método: estudo qualitativo, descritivo, com participação de oito estudantes do curso de graduação em Enfermagem de Universidade Pública da região Norte do Brasil. Realizou-se a coleta de dados, por meio de entrevista, cuja análise seguiu as fases de codificação, aberta e axial, do método das comparações constantes ordenada em versão trial do programa Atlas TI®. Resultados: constituíram-se de cinco categorias: Preferências; Percepção dos estudantes sobre aula invertida; Processo de aprendizagem facilitado; Dificuldades e desafios; Sugestões e avaliações. Não há consenso entre os participantes sobre preferências, particularmente, se confrontados os métodos de aula invertida versus métodos tradicionais de ensino. Identifica-se que pelos métodos empregados na disciplina os estudantes percebem promoção e desenvolvimento de conhecimentos e habilidades tanto quanto dificuldades e desafios para a sua integração à rotina de estudo. Conclusão: o estudo revelou que os estudantes têm uma compreensão razoável sobre a aula invertida, quando demonstram conhecimentos, habilidades, assim como dificuldades e desafios relativos à experimentação do método. Entretanto considera-se necessário investigar experiências de estudantes de enfermagem em outros ambientes, para uma compreensão mais profunda de como o aprendizado é afetado por esse modelo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricky Falcão Silva Trindade, UNIVERIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduado em enfermagem pela Universidade Federal do Pará. É aluno de mestrado pela Universidade Federal do Pará.

Jouhanna do Carmo Menegaz, Universidade Federal do Pará

Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina com realização de estágio de doutoramento na Universidade de Barcelona. Docente do curso de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal do Pará.

Geyse Aline Rodrigues Dias, Universidade Federal do Para

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará. Docente do curso de enfermagem pela Universidade Federal do Pará.

Maria Clara Costa Figueiredo, Universidade Federal do Para

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará. Docente do curso de enfermagem pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Silva Trindade, R. F., Menegaz, J. do C., Rodrigues Dias, G. A., & Costa Figueiredo, M. C. (2020). Percepção de estudantes sobre métodos de aula invertida no ensino de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3491

Edição

Seção

Artigos Originais