Validação aparente e de conteúdo de uma cartilha de autocuidado para prevenção de lesão por pressão

Autores

  • Isabela Rodrigues Ferreira Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
  • Laysla Luiza Santos Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
  • Juliano Teixeira Moraes Doutor em Ciências da Saúde. Professor adjunto do curso de Enfermagem, na Universidade Federal de São João Del- Rei (UFSJ).
  • Daniel Nogueira Cortez Doutor em Enfermagem e Saúde. Professor adjunto do curso de Enfermagem, na Universidade Federal de São João Del- Rei (UFSJ).

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3648

Palavras-chave:

Lesão por Pressão, Autocuidado, Folheto.

Resumo

Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de uma cartilha de autocuidado para prevenção de Lesão por Pressão (LP). Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, com abordagem quantitativa, que construiu uma cartilha de autocuidado para prevenção de pacientes com risco para desenvolver LP. A pesquisa foi desenvolvida em 4 etapas: levantamento bibliográfico; construção do material educativo (ilustração, layout, design e textos), cálculo do índice de Facilidade de Leitura de Flesch e validação do material por experts da área. Resultados: A cartilha foi validada quanto ao conteúdo e aparência por 11 experts, com o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,93%. Os textos da cartilha foram avaliados como de leitura, razoavelmente fácil, com Índice de Facilidade de Leitura de Flesch (IFLF) de 71%. Conclusão: A cartilha foi validada quanto ao conteúdo e aparência, podendo ser usada como material educativo aos pacientes que apresentam risco de desenvolver LP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-23

Como Citar

Ferreira, I. R., Santos, L. L., Moraes, J. T., & Cortez, D. N. (2020). Validação aparente e de conteúdo de uma cartilha de autocuidado para prevenção de lesão por pressão. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3648

Edição

Seção

Artigos Originais