Conhecimento, atitudes e práticas em primeiros socorros no ambiente escolar: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4453

Palavras-chave:

Professores Escolares, Primeiros Socorros, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde

Resumo

Objetivo: Analisar as evidências científicas sobre conhecimento, atitudes e práticas em primeiros socorros de professores que atuam no ambiente escolar. Método: Revisão integrativa da literatura, realizada no mês de junho e julho de 2020 nas bases Cinahal, Scopus, Pubmed, Bdenf e Lilacs. Foram incluídos artigos que retratassem a temática no período amostral de 2010 a 2020. Excluíram-se aqueles que tinham como participantes professores estagiários. Resultados: 25 artigos foram selecionados e emergiram em duas categorias: conhecimento, atitudes e práticas em primeiros socorros e ambiente escolar – estratégias para a capacitação em primeiros socorros voltada para a promoção, prevenção e agravos de acidentes. Conclusão: Constata-se que há desconhecimento sobre as ações necessárias no atendimento em primeiros socorros, o que impacta nas atitudes e práticas executadas, bem como no tratamento e prognóstico. Assim, intervenções educativas são estratégias que promovem o desenvolvimento de conhecimento, atitudes e práticas necessárias ao atendimento em primeiros socorros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila da Silva Miranda, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Priscila da Silva Miranda. Formação universitária: Enfermeira Instituição: Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil Maior Titulação: Mestranda em Ciências do Cuidado em Saúde, pela Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Liliane Faria da Silva, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Liliane Faria da Silva Formação universitária: Enfermeira Instituição: Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil Maior Titulação: Pós-doutorado

Emília Gallindo Cursino, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Emília Gallindo Cursino Formação universitária: Enfermeira Instituição: Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil Maior Titulação: Pós-doutorado

Izabella da Silva Viana, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Izabella da Silva Viana. Formação universitária: Enfermeira Instituição: Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil Maior Titulação: Mestranda em Ciências do Cuidado em Saúde, pela Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Maria Estela Diniz Machado, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Maria Estela Diniz Machado Formação universitária: Enfermeira Instituição: Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil Maior Titulação: Doutorado

Downloads

Publicado

2023-08-11

Como Citar

Miranda, P. da S., da Silva, L. F., Cursino, E. G., Viana, I. da S., & Machado, M. E. D. (2023). Conhecimento, atitudes e práticas em primeiros socorros no ambiente escolar: uma revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4453

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura