Estratégias de organização e fortalecimento do trabalho na equipe de saúde da família

Autores

  • Danielle Araújo Moreira UFMG
  • Natália Cássia Horta UFMG; PUC
  • Maria José Menezes Brito UFMG
  • Lizziane D´Avila Pereira UFMG
  • Lívia Cozer Montenegro UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.637

Palavras-chave:

Ambiente de trabalho, Esgotamento profissional, Saúde da família

Resumo

Este estudo tem por objetivo relatar a experiência de profissionais de uma equipe da Estratégia Saúde da Família no desenvolvimento de estratégias que possibilitem a redução dos fatores geradores do desgaste profissional no cotidiano de trabalho. A abordagem principal consistiu na construção e organização de três oficinas teórico-práticas realizadas no mês de agosto de 2013, no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Participaram das discussões oito profissionais, sendo a gerente da unidade, uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde.Por meio de metodologia participativa e análise qualitativa dos resultados, buscou-se levantar estratégias para amenizar os fatores geradores de desgaste profissional. Os resultados obtidos foram positivos, culminando no compartilhamento de vivências entre os profissionais, propiciando o desenvolvimento de estratégias passíveis de serem implementadas nas práticas e nos contextos de trabalho. Na avaliação final, verificou-se que as oficinas foram relevantes, pois de forma lúdica e participativa, possibilitaram momentos de troca de experiência, interação, reflexão e, principalmente, fortalecimento da equipe.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Araújo Moreira, UFMG

Enfermeira, especialista em Saúde Coletiva, mestranda em Enfermagem pela EEUFMG, pesquisadora do NUPAE (Núcleo de Pesquisa Administração em Enfermagem).

Natália Cássia Horta, UFMG; PUC

Enfermeira, doutora em Enfermagem pela EEUFMG, professora adjunta III da PUC, pesquisadora do NUPEPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem).

Maria José Menezes Brito, UFMG

Enfermeira, Doutora em Administração pela UFMG, Professora Associada da EEUFMG - Departamento de Enfermagem Aplicada, Líder do NUPAE (Núcleo de Pesquisa Administração em Enfermagem). Membro/Pesquisadora do Grupo de Pesquisa PRAXIS- UFSC.

Lizziane D´Avila Pereira, UFMG

Enfermeira, especialista em docência do Ensino Superior, mestranda em Enfermagem pela EEUFMG, pesquisadora do NUPEPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem).

Lívia Cozer Montenegro, UFMG

Enfermeira, doutora em Enfermagem pela EEUFMG, professora substituta na EEUFMG, diretora da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Minas Gerais, pesquisadora do NUPAE (Núcleo de Pesquisa Administração em Enfermagem).

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

Moreira, D. A., Horta, N. C., Brito, M. J. M., Pereira, L. D., & Montenegro, L. C. (2016). Estratégias de organização e fortalecimento do trabalho na equipe de saúde da família. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.637

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica