Construção de instrumentos para o cuidado sistematizado da enfermagem: mulheres em processo cirúrgico de mastectomia

Autores

  • Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cristina Arreguy-Senna Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcelo da Silva Alves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Anna Maria de Oliveira Salimena Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.707

Palavras-chave:

Processos de enfermagem, Neoplasias da mama, Mastectomia, Cuidados de enfermagem, Tecnologia.

Resumo

Objetivo: descrever a construção de instrumentos para subsidiar o cuidado de enfermagem às mulheres que vivenciam o processo de mastectomia. Método: trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração dos instrumentos destinados a coleta de dados, diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem realizada numa disciplina de mestrado durante os meses de setembro de 2013 e março de 2014, na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Utilizaram-se referenciais teóricos, filosóficos e legais (Teoria de Paterson e Zderad, taxonomias internacionais, Resolução do Conselho de Classe de Enfermagem) e evidências (inter)nacionais. Resultados: os diagnósticos, as intervenções e os resultados de enfermagem foram registrados segundo NANDA International, Inc, Nursing Intervention Classification e Nursing Outcome Classification respectivamente, sendo selecionados 25 possíveis diagnósticos, 39 intervenções vinculadas ao processo cirúrgico e 42 resultados para atender às necessidades de informação, enfrentamento e apoio. Estabeleceram-se parâmetros para mensurar o impacto do cuidado. Os instrumentos atendem às legislações do Conselho de Enfermagem e são compatíveis com sua utilização em versão eletrônica, necessitando ser validados na prática clínica. Conclusão: acredita-se que a sistematização do cuidado possibilitará uma assistência individual e humanizada à mulher com neoplasia mamária, que vivencia o processo cirúrgico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira Especialista em Saúde da Família e em Políticas e Pesquisa  em Saúde Coletiva pela UFJF.
Mestre em Enfermagem pela UFJF. Doutoranda em Enfermagem pela UFRJ.

Cristina Arreguy-Senna, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Professora Associada  da Faculdade de Enfermagem da  Universidade Federal de Juiz de Fora.

Marcelo da Silva Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Enfermagem. Professor Associado da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Anna Maria de Oliveira Salimena, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Enfermagem. Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora desenvolvendo atividades no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora e no Programa de Pós-graduação Mestrado em Enfermagem. Coordenadora do Programa de Pós-graduação Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFJF e Coordenadora Operacional do DINTER UFJF/UNICAMP. 

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Paiva, A. do C. P. C., Arreguy-Senna, C., Alves, M. da S., & Salimena, A. M. de O. (2016). Construção de instrumentos para o cuidado sistematizado da enfermagem: mulheres em processo cirúrgico de mastectomia. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 6(2). https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.707

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica