Assistência de enfermagem a pacientes gastrostomizados baseada em evidências

Autores

  • Natália Georgina Nascimento Hospital Infantil João Paulo II
  • Eline Lima Borges Universidade Federal de Minas Gerais
  • Miguir Terezinha Vieccelli Donoso UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.743

Palavras-chave:

Gastrostomia, Nutrição enteral, Cuidados de enfermagem.

Resumo

A gastrostomia é um procedimento cirúrgico indicado quando o paciente necessita permanecer por mais de um mês com via alternativa enteral para alimentação. Ressalta-se o papel da enfermagem no atendimento pré, intra e pós-procedimento. Entretanto, a assistência de enfermagem é norteada por tradições e conhecimentos comuns. Assim, faz-se necessária a identificação na literatura de melhores evidências para tomada de decisão em relação ao cuidado. Este trabalho teve como objetivo estabelecer recomendações de enfermagem para implantação, manuseio e retirada do cateter de gastrostomia e classificar níveis de evidência das recomendações. Como referencial metodológico optou-se pela revisão integrativa de literatura. Os estudos permitiram identificar que, apesar de discorrerem sobre pacientes gastrostomizados, os cuidados de enfermagem não foram abordados pelos estudos. A análise destes resultou no estabelecimento de cinco recomendações classificadas em nível de evidência 4. Mesmo sendo tema relevante, existe uma lacuna na literatura sobre cuidados de enfermagem a pacientes gastrostomizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Georgina Nascimento, Hospital Infantil João Paulo II

Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), especialista em Estomaterapia pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), enfermeira do Hospital Infantil João Paulo II, Belo Horizonte, MG. 

Eline Lima Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG, especialista em Estomaterapia pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG, doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem da USP (Ribeirão Preto), docente da Escola de Enfermagem da UFMG. Belo Horizonte, MG.

Miguir Terezinha Vieccelli Donoso, UFMG

Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Docente do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG.

Downloads

Publicado

2016-01-21

Como Citar

Nascimento, N. G., Borges, E. L., & Vieccelli Donoso, M. T. (2016). Assistência de enfermagem a pacientes gastrostomizados baseada em evidências. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 5(3). https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.743

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura