Responsabilidades éticas e legais do enfermeiro em relação à administração de medicamentos para pessoas idosas

Autores

  • Daiane Porto Gautério Abreu Universidade Federal do Rio Grande
  • Silvana Sidney Costa Santos Universidade Federal do Rio Grande
  • Bárbara Tarouco da Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Silomar Ilha Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.750

Palavras-chave:

Idoso, Uso de medicamentos, Ética, Responsabilidade Legal, Enfermagem.

Resumo

O objetivo deste artigo foi refletir sobre a responsabilidade ética e legal do enfermeiro em relação à administração de medicamentos para pessoas idosas. A reflexão foi embasada em estudos brasileiros e estrangeiros acerca da temática, no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no Decreto no 94.406/87, que determina o exercício legal da profissão de Enfermagem, e nos Códigos Civil Brasileiro e de Defesa do Consumidor. Dois eixos sustentam a reflexão: Responsabilidade ética do Enfermeiro em relação à administração de medicamentos às pessoas idosas; Responsabilidade legal do Enfermeiro em relação à administração de medicamentos às pessoas idosas. Torna-se fundamental a reflexão dos aspectos éticos e legais, durante a prática profissional do enfermeiro, aliada ao conhecimento técnico-científico, para identificar e prevenir erros de medicação, assegurando dessa forma o benefício às pessoas idosas. Espera-se que esta reflexão instigue os enfermeiros, de forma que pensem a respeito das possíveis implicações éticas e legais decorrentes da administração de medicamentos em pessoas idosas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Porto Gautério Abreu, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Docente da Escola de Enfermagem (EEnf) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande (RS), Brasil. 

Silvana Sidney Costa Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Docente da Escola de Enfermagem (EEnf) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande (RS), Brasil. 

Bárbara Tarouco da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Docente da Escola de Enfermagem (EEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande (RS), Brasil. 

Silomar Ilha, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem, Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bolsista CAPES. Rio Grande (RS), Brasil.

Downloads

Publicado

2016-01-21

Como Citar

Porto Gautério Abreu, D., Costa Santos, S. S., Tarouco da Silva, B., & Ilha, S. (2016). Responsabilidades éticas e legais do enfermeiro em relação à administração de medicamentos para pessoas idosas. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 5(3). https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.750

Edição

Seção

Reflexão Teórica