Úlcera venosa, índice tornozelo braço e dor nas pessoas com úlcera venosa em assistência no ambulatório de angiologia

Autores

  • Maria de Lourdes Denardin Budó Universidade Federal de Santa Maria
  • Vânia Lucia Durgante Universidade Federal de Santa Maria
  • Salete de Jesus Souza Rizzatti Universidade Federal de Santa Maria
  • Dalva Cezar da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Melissa Gewehr Universidade Federal de Santa Maria
  • Elaine Miguel Delvivo Farão Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.899

Palavras-chave:

Úlcera varicosa, Dor, Assistência ambulatorial, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se caracterizar a úlcera venosa, o Índice Tornozelo Braço e a dor nas pessoas em assistência ambulatorial. Estudo transversal, com 34 pessoas com úlcera venosa, atendidas no ambulatório de angiologia de um Hospital Universitário do Sul do Brasil entre junho a agosto de 2011. Utilizou-se formulário para a coleta de dados e foi realizada estatística descritiva. Identificou-se que 70% das lesões eram recorrentes, 50% por trauma, 61,8% pequena, 88,2% superficial, 79,4% com tecido de granulação e 61,4% com exsudato seroso. Índice Tornozelo Braço variou de 0,6 a 1,57. A dor foi referida por 82,9%, sendo 57,1% no local da lesão e 39,3% de intensidade moderada. O conhecimento dessas características pode possibilitar o planejamento do cuidado e contribuir na atenção às pessoas com úlcera venosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Denardin Budó, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada II do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Vânia Lucia Durgante, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira da Universidade Federal de Santa Maria com Lotação junto ao Hospital Universitário de Santa Maria - HUSM. Mestre em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-RS e membro do grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem- CCS-UFSM.

Salete de Jesus Souza Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria - HUSM. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Dalva Cezar da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Enfermeira do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Melissa Gewehr, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Membro do grupo de pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM.

Elaine Miguel Delvivo Farão, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde com ênfase nas doenças crônico degenerativa. Membro do grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva da UFSM. Mestranda na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG)

Downloads

Publicado

2016-01-21

Como Citar

Budó, M. de L. D., Durgante, V. L., Rizzatti, S. de J. S., Silva, D. C. da, Gewehr, M., & Farão, E. M. D. (2016). Úlcera venosa, índice tornozelo braço e dor nas pessoas com úlcera venosa em assistência no ambulatório de angiologia. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 5(3). https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.899

Edição

Seção

Artigos Originais