Modelos e inovações em laboratórios de ensino em Enfermagem

Autores

  • Renata Cristina da Penha Silveira Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.138

Palavras-chave:

Enfermagem, Aprendizagem, Simulação, Laboratórios, Estudantes de enfermagem

Resumo

Refletir sobre as novas formas de ensinar o estudante de enfermagem na aquisição de habilidades psicomotoras, interação em grupos, raciocínio crítico e o desenvolvimento de uma assistência baseada na segurança dos clientes. Destacar a importância das metodologias inovadoras, incubadora de aprendizagem na enfermagem para criar e implementar novos projetos na área. Considerações finais: O educador deve se integrar e preparar-se para essas novas possibilidades em sua prática, pois a tecnologia traz uma multiplicidade de recursos que precisam agregar a informática, no caso com a simulação, com propostas pedagógicas adequadas para facilitar o ensino. O educando, por sua vez, também necessita adquirir novas habilidades para aprender, pois, não será mero receptor de informações e sim agente ativo na construção do seu conhecimento e na sua formação como sujeito e cidadão, proporcionando o desenvolvimento de habilidades para produção de conhecimento próprio, inovador, assegurando uma assistência de enfermagem de qualidade e segura ao cliente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cristina da Penha Silveira, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Pós-doutoranda pelo CNPQ na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP (EERP/USP). Professor Adjunto II do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del-Rei-Campus Centro Oeste Dona Lindu (UFSJ/CCO)

Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-04-10

Como Citar

Silveira, R. C. da P., & Robazzi, M. L. do C. C. (2012). Modelos e inovações em laboratórios de ensino em Enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.138

Edição

Seção

Reflexão Teórica