Avaliação da atenção primária: comparativo entre o desempenho global e as ações de hanseníase

Autores

  • Nayara Figueiredo Vieira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem
  • Francisco Carlos Félix Lana Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rayssa Nogueira Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eyleen Nabyla Alvarenga Niitsuma Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Fernanda Moura Lanza Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2896

Palavras-chave:

Pesquisa sobre Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Hanseníase, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: comparar a presença e extensão dos atributos da atenção primária no geral e no desempenho da hanseníase. Métodos: estudo transversal e avaliativo, realizado em um município de Minas Gerais, com 28 profissionais da Estratégia Saúde da Família, sendo composto por médicos e enfermeiros. Para a coleta de dados foram aplicados o Primary Care Assessment Tool e o Instrumento de Avaliação de Desempenho da Atenção Primária nas Ações de Controle da Hanseníase. Utilizou-se os testes estatísticos Wilcoxon e t de Student com significância p<0,05. Resultados: A atenção primária, no global, apresentou alta orientação no escore geral e derivado. Nas ações de hanseníase, apenas o escore essencial alcançou alta orientação. Encontrou-se diferença significativa no escore essencial, atributos acesso e integralidade dos serviços disponíveis, e no escore derivado, atributo orientação comunitária. Conclusão: o desempenho da atenção primária no geral é melhor, o que demonstra fragilidades na integração das ações de controle da hanseníase e necessidade de fortalecimento das estratégias de enfrentamento da endemia no que concerne à Estratégia de Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Figueiredo Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Escola de Enfermagem

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte- MG- Brasil.

Francisco Carlos Félix Lana, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente Titular do Departamento Materno- Infantil da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte- MG- Brasil.

Rayssa Nogueira Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte- MG- Brasil

Eyleen Nabyla Alvarenga Niitsuma, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Almenara- MG- Brasil.

Fernanda Moura Lanza, Universidade Federal de São João del Rei

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunta II da Universidade Federal de São João del Rei. Divinópolis- MG-Brasil.

Downloads

Publicado

2019-02-08

Como Citar

Vieira, N. F., Félix Lana, F. C., Rodrigues, R. N., Niitsuma, E. N. A., & Lanza, F. M. (2019). Avaliação da atenção primária: comparativo entre o desempenho global e as ações de hanseníase. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2896

Edição

Seção

Artigos Originais