Avaliação da qualidade de vida em idosos de um centro de convivência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3053

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Idoso, Envelhecimento, Saúde pública, Centros de Convivência e Lazer.

Resumo

Objetivo: Avaliar a qualidade de vida (QV) em idosos que frequentam um centro de convivência do interior do estado de Mato Grosso do Sul. Método: Foram entrevistados 106 idosos por meio dos instrumentos WHOQoL-BREF e módulo WHOQoL-OLD. Resultados: Apontaram escore total de 62,55 para o WHOQoL-BREF e de 66,06 para o WHOQoL-OLD. O domínio e a faceta com maiores escores foram “Relações sociais” (67,22) e “Funcionamento do sensório” (70,87), respectivamente. Já o domínio e a faceta com os piores escores de satisfação foram o “Ambiente” com 59,96%, conforme WHOQoL-BREF, e a “Intimidade”, com 62,15 de acordo com o WHOQoL-OLD. Conclusão: A avaliação da qualidade de vida em idosos é um indicador importante para a análise da percepção do idoso quanto à sua saúde. Em virtude do amplo contato que o enfermeiro possui com a comunidade, pode-se identificar, por meio da avaliação da QV, as possíveis alterações sensoriais de funcionalidade e das relações sociais que os idosos apresentam e a partir disso propor estratégias e ações de acordo com a real necessidade desta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aires Garcia dos Santos Junior, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Enfermagem. Doutor em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Docente do curso de Enfermagem da UFMS.

Tainara Rocha Casais, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Williani Santos Arantes, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Fernando Ribeiro dos Santos, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Mara Cristina Ribeiro Furlan, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem. Doutora em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Docente do curso de Enfermagem da UFMS.

Juliana Dias Reis Pessalacia, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem. Pós Doutora em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EE-USP. Docente do curso de Enfermagem da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

dos Santos Junior, A. G., Casais, T. R., Arantes, W. S., dos Santos, F. R., Furlan, M. C. R., & Pessalacia, J. D. R. (2019). Avaliação da qualidade de vida em idosos de um centro de convivência. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3053

Edição

Seção

Artigos Originais